4 maneiras de aumentar o Ticket Médio

Mesmo que a sua loja já tenha uma boa clientela, é possível que o volume de vendas não seja tão satisfatório e, nos períodos sazonais, as vendas podem cair ainda mais. Mas não se preocupe: você pode adotar algumas medidas simples e práticas investindo em campanhas para melhorar as vendas. Uma estratégia interessante é utilizar as maneiras de aumentar o ticket médio.

Então, decidimos preparar um post explicativo para você não só começar a colocar essas ações em prática ainda hoje como fazer da forma correta. Ficou interessado? Continue lendo e se surpreenda!

1. Conceda descontos por volume de compra

Uma coisa que vai fazer o seu cliente querer comprar mais é oferecer descontos por quantidade comprada. Por exemplo: digamos que um cliente compre dois produtos com um desconto de 5%. Você pode oferecer 7% na compra do terceiro ou 10% na compra de mais dois.

O interessante aqui é que o desconto seja progressivo. Quanto maior for a compra, maior será o desconto concedido. O único cuidado nessa estratégia é ficar atento quanto à sua margem de lucro. Ela precisa ser bem calculada antes para saber até quanto pode chegar o percentual de descontos.

2. Entregue as compras gratuitamente

Muitos clientes adoram receber suas mercadorias em casa, principalmente quando a compra é grande. Nesse caso, oferecer um frete grátis não só vai entregar comodidade ao cliente como vai estimulá-lo a comprar mais.

Na mente do cliente, o valor que pagaria pelo frete pode ser convertido em novas compras e isso traz uma grande vantagem para a sua loja.

Essa estratégia é uma das maneiras de aumentar o ticket médio que mais funcionam e você vai conseguir mais do que isso. É bem provável que consiga também a fidelização dos clientes, já que poucas lojas oferecem esse tipo de serviço de forma gratuita.

3. Ofereça serviços complementares

Estude o comportamento do seu consumidor (hábitos de compra, formas de pagamento etc.) por meio do histórico de compras deles e descubra o que mais poderia ser relevante para aumentar o valor das compras.

Por exemplo: você pode oferecer um serviço de garantia estendida no seu produto por um valor compensatório ou um seguro viagem para quem compra um pacote turístico.

Além de se sentir mais seguro com a compra, o cliente fica feliz com um serviço mais completo. Como consequência, aumentam o valor das compras.

4. Crie incentivos por indicações

Todas as maneiras de aumentar o ticket médio discutidas até aqui formam um conjunto de estratégias poderoso para incentivar o cliente a indicar o seu negócio para outras pessoas. No entanto, você pode dar um empurrãozinho a mais para concretizar essa ação.

Por exemplo: venda cartões presentes que podem ser gastos somente na loja. Assim, as pessoas presenteadas conhecerão a loja enquanto você aumenta o volume de vendas.

Outra dica é oferecer descontos e premiações para os clientes que indicarem a sua loja para outras pessoas. O investimento nesse tipo de marketing é mais barato e mais eficiente.

Como pode ver, algumas maneiras de aumentar o ticket médio podem ser traduzidas em ações simples para trazerem grandes resultados. Mas para realmente aproveitá-las, é preciso transformar essas ideias em práticas constantes.

E aí, gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo com seus amigos donos de lojas nas redes sociais e ajude-os a aumentar o ticket médio dos clientes deles também!