5 dicas para utilizar mídia digital indoor com público interno!

A comunicação contínua e estratégica com o público interno tem reflexos diretos nos resultados e auxilia no engajamento dos colaboradores.

Cada vez mais resistentes, nem sempre os funcionários estão dispostos a ler um e-mail ou um jornal institucional, por exemplo. Nesse sentido, a mídia digital indoor pode ser uma grande aliada da comunicação interna.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode estruturar uma estratégia de mídia digital indoor com os seus colaboradores. Para isso, basta ficar atento às dicas que preparamos para você. Preparado? Então, boa leitura!

Afinal, o que é mídia digital indoor?

mídia digital indoor é um modelo de publicidade que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Ela pode ser facilmente encontrada em shoppings, academias, casas lotéricas, vagões do metrô e também nas salas e corredores das empresas.

É um meio de divulgar uma marca dentro de espaços fechados ou de espera. Com a popularização da internet e a queda dos custos de manutenção de monitores LCD ficou cada vez mais comum encontrar esse tipo de conteúdo por aí.

Esse formato leva vantagem sobre os outros pela possibilidade de se atingir o público certo na hora certa, de forma dinâmica e assertiva. Monitores de LCD e dispositivos móveis podem transmitir conteúdos informativos, entretenimento e até mesmo informações institucionais, colaborando para a criação de um ambiente de trabalho agradável.

Como a mídia digital indoor se relaciona com a comunicação interna?

As TVs corporativas já são uma realidade nos espaços de diversas empresas pelo Brasil e estão mudando o modo como enxergávamos a comunicação interna.

Com o emprego dessa estratégia, é possível estabelecer um canal de comunicação com o público interno de uma forma mais interessante para os funcionários visto que, muitas vezes, marcar reuniões ou manter atualizados os quadros de avisos não é viável para os gestores.

A utilidade da TV corporativa vai muito além da transmissão de notícias institucionais. Você consegue transmitir valores, veicular treinamentos e comunicar mudanças na forma de trabalho do seu corpo de funcionários.

Confira a seguir os principais benefícios colhidos pelos profissionais ao implementar a mídia digital indoor na comunicação interna:

  • aumento do engajamento e influência na motivação dos funcionários;
  • redução dos custos empregados em treinamentos e comunicação;
  • auxílio na área de RH, pincipalmente nos processos de treinamento de pessoal;
  • contribuição com o processo de endomarketing;
  • alinhamento dos objetivos da empresa com os colaboradores;
  • possibilidade de segmentar o conteúdo de acordo com os setores.

Como ter sucesso ao aplicar a mídia digital indoor com o público interno?

Assim como todo processo comunicativo, é necessário fundamentar o seu conteúdo e seguir algumas dicas, imprescindíveis para obter sucesso com a mídia digital indoor no meio institucional. Confira as cinco principais:

1. Tenha um diagnóstico das formas de comunicação atuais

Você deve encarar a adoção da mídia digital indoor como uma mudança cultural nos processos comunicativos dentro da sua instituição. Por isso, ao investir em uma TV corporativa você deve planejar primeiro.

A dica é ter um panorama geral da atual situação da comunicação dentro da sua empresa. Elaborar um diagnóstico para, por meio dele, ter uma ideia de como a mídia digital indoor pode aperfeiçoar os seus processos.

O seu diagnóstico deve contemplar as seguintes questões:

  • as estratégias de comunicação adotadas no momento são insuficientes ou deixam a desejar de alguma maneira? 
  • quais os seus objetivos em curto e médio prazo com a mídia digital indoor?
  • quais os setores da empresa que você deseja atingir com a TV corporativa?
  • quantos monitores precisariam ser instalados e em quais locais?
  • se os seus colaboradores têm acesso a dispositivos móveis e usam redes sociais, o seu conteúdo não poderia ser divulgado também nesses meios?
  • qual tipo de conteúdo você pretende trabalhar na programação da TV corporativa?

2. Traga os seus colaboradores para a programação

Muitas empresas não conseguem enxergar os colaboradores para além das suas funções. Em outros casos, os processos de melhoramento só acontecem de forma vertical: do chefe para os funcionários.

Entretanto, se você não deseja transmitir essa imagem para o seu público interno, pode contar com a mídia digital indoor. Seja mostrando como é a rotina de um funcionário de destaque, seja veiculando histórias de cases de sucesso, trazer o funcionário para dentro da programação é sempre uma boa ideia.

Além de incentivar os outros, isso gera uma sensação de pertencimento e contribui com o processo de endomarketing.

3. Evite problemas técnicos

Conteúdos sem problemas técnicos costumam transmitir mais credibilidade para os colaboradores, que poderão manter o foco na mensagem que você deseja transmitir.

Por isso, é importante conhecer os erros básicos, cometidos pelos empresários que investem em mídia digital indoor na comunicação interna. São eles:

  • criar conteúdo inadequado ao tempo de atenção do colaborador;
  • trabalhar sem o apoio de profissionais com experiência em mídia indoor digital;
  • não dedicar tempo para manter a sua programação atualizada periodicamente;
  • desconsiderar a exibição em diversos displays.

4. Use telas distintas com assuntos diversos

Aproveitar as telas da sua TV corporativa para transmitir conteúdos distintos e ao mesmo tempo é outra boa dica de interação com o seu público interno.

Você pode, também, mesclar informações institucionais com outras de relevância para os seus funcionários. Sabe aquela ideia que seria apresentada em uma reunião? Coloque-a na programação. E aquele vídeo interessante que seria usado para motivar os funcionários? Ele também pode ser veiculado aqui.

Selecione materiais pelos quais os seus colaboradores possam se interessar e aproveite toda a dinâmica que as múltiplas telas (monitores, desktops, notebooks e dispositivos móveis) podem oferecer.

5. Integre a mídia indoor com outros tipos de estratégia

Uma das vantagens da mídia digital indoor é que ela pode ser facilmente integrada em uma estratégia multimídia. Ou seja, a sua TV corporativa pode servir para conferir autoridade aos materiais impressos ou pode estar inserida em uma campanha de e-mail marketing, por exemplo.

A informação tende a ganhar corpo e ter maior aceitação caso ela seja transmitida de diversas formas para o público-alvo. Portanto, trabalhe sempre com esse pensamento.

Use recursos como as mídias sociais e o e-mail para divulgar o seu conteúdo corporativo, reforce as informações veiculadas em murais de avisos e durante as suas reuniões e colha resultados melhores.

Textos, imagens, infográficos e vídeos — as opções que podem ser trabalhadas em uma estratégia de mídia digital indoor são diversificadas e certamente podem colaborar com os seus objetivos de comunicação com o público interno. Tenha isso em mente quando pensar em investir em comunicação empresarial.

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