5 hacks de marketing de conteúdo para melhorar os resultados

A demanda pela produção de conteúdo no marketing digital nunca foi tão grande. As empresas já perceberam que os consumidores confiam mais no conteúdo do que em anúncios na hora de fazer uma compra. No entanto, com tantas empresas investindo nessa iniciativa não há como ter sucesso sem bons hacks de marketing de conteúdo.

Esse termo pode até parecer novo para você, mas nos últimos anos muito tem se falado sobre o pensamento hacker aplicado ao marketing digital. Hackers são profissionais conhecidos por usar seu conhecimento para alcançar objetivos a partir de recursos por vezes desconhecidos.

Hacks de marketing de conteúdo são, portanto, técnicas pontuais que você pode usar para promover melhorias específicas em sua estratégia. Confira 5 deles no post de hoje!

1. Faça landing pages segmentadas

É muito comum que uma parte do investimento em marketing seja dedicado à confecção de materiais ricos, como e-books e infográficos. O objetivo com eles é capturar informações de contato dos usuários para transformá-los em leads para a empresa.

Para que a performance desses materiais seja melhor o ideal é que cada um tenha uma landing page específica. Assim cada uma delas pode conter informações detalhadas sobre o material e otimizações que proporcionem um melhor resultado de SEO.

2. Nunca deixe de observar seus concorrentes

Analisar o mercado é uma das atividades-chave de empresas que desejam ter melhores resultados de negócio. Isso vale para todas as áreas da organização, inclusive o marketing digital. Afinal de contas não há melhor forma de obter novas ideias do que analisando a atuação da concorrência.

Portanto nunca deixe de olhar o que seus concorrentes estão fazendo. Fique atento a essa análise, aproveite o que há de bom para construir novas ideias e observe o que há de ruim para que sua empresa não cometa os mesmos erros.

3. Tenha uma estratégia para obtenção de links

Um dos principais desafios de uma empresa que investe em marketing de conteúdo é conseguir um bom posicionamento nos buscadores para as palavras-chave relevantes para a marca. O que muitas pessoas não sabem é da importância dos links, internos e externos, para essa otimização.

Isso significa que um dos hacks de marketing de conteúdo passa por definir uma estratégia de obtenção de links, tanto internos quanto externos. Para os primeiros basta você determinar um processo que inclua a linkagem entre posts. Já no caso dos externos, parcerias e guest posts costumam ser a melhor alternativa.

4. Planeje o conteúdo em um calendário editorial

Nenhuma estratégia funciona se não houver um planejamento editorial que preveja o que será publicado e em qual periodicidade. Essa última característica, inclusive, é uma das mais importantes do marketing de conteúdo. Afinal de contas de nada adianta postar todos os dias durante uma semana e no restante do mês não postar nada.

Para facilitar sua vida organize em uma planilha ou documento os conteúdos que serão produzidos em cada semana, como definição de temas, formatos e palavras-chave foco. Com isso ficará muito mais fácil organizar sua produção, publicação e divulgação.

5. Aproveite ao máximo o conteúdo nas mídias sociais

Falando nisso, divulgar o conteúdo depois de publicado é tão importante quanto produzi-lo. Para isso as redes sociais são um prato cheio. Elas permitem que os materiais atinjam um alcance muito maior do que se forem apenas publicados no blog ou site da empresa.

Acontece que na maioria dos casos as empresas publicam nas redes apenas uma vez, assim que é feito o post no blog. Para explorar todo o potencial do material o ideal é que ele seja divulgado mais de uma vez, em dias e horários diferentes. Dessa forma, em cada publicação, pessoas diferentes serão impactadas pelo mesmo conteúdo.

Ficar atento à evolução do mercado é o segredo das empresas que obtêm sucesso com suas estratégias de comunicação digital. Comece a implementar hoje mesmo estes hacks de marketing de conteúdo e você verá o impacto positivo que será gerado nos resultados da sua estratégia.

Se você gostou das dicas e quer compartilhar alguma dúvida ou experiência no assunto, deixe seu comentário no post!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"