7 cases de campanhas em mídia out of home para te inspirar

Com novas tecnologias surgindo a cada dia e as redes sociais ganhando cada vez mais espaço, a comunicação precisa se reinventar — ou, pelo menos, criar terminologias inovadoras para antigas ações que estão sendo adaptadas.

É o caso das campanhas em mídia out of home (ou abreviando, OOH), que são formas de propaganda exterior que impactam o consumidor quando ele está fora de casa.

Muito mais do que outdoors e placas estáticas — apesar de que essas mídias continuam com o seu espaço garantido —, a publicidade ao ar livre conta com displays interativos, TVs em pontos estratégicos e imensos painéis digitais (e até 3D), fazendo o público parar pelas ruas. Afinal, são verdadeiras obras de arte!

Para você ficar mais por dentro do assunto e se inspirar para suas próximas ações de marketing, separamos os melhores cases no Brasil e ao redor do mundo:

Os miniquiosques da Coca-Cola

É impossível falar em comunicação inovadora sem citar a Coca-Cola. Em Berlim, na Alemanha, a marca criou miniquiosques com minimáquinas de refrigerante para divulgar as suas novas minilatinhas. A estrutura era toda em miniatura (na altura da cintura de uma pessoa, mais ou menos), mas funcionava de verdade e tinha até um vendedor dentro! 

Com o conceito “São as pequenas coisas da vida que nos fazem felizes”, o refrigerante mais famoso do mundo conseguiu divulgar as suas latinhas econômicas esbanjando criatividade e, mais uma vez, atraiu todos os olhares para si.

As ideias inteligentes da IBM

A empresa IBM faturou até o prêmio em Cannes de mídia out of home com a instalação de uma espécie de mobiliário urbano pelas cidades de Londres e Paris. Para transmitir a mensagem de que a marca ajudava a construir áreas urbanas mais inteligentes, ela espalhou, pelas ruas, peças que serviam como bancos para sentar, abrigos para fugir da chuva e até rampas em cima de escadas.

Assim, a campanha chamada “Smarter Ideas for Smarter Cities“ abusou da criatividade com simplicidade para transmitir a sua mensagem, fixar a marca na mente do consumidor e, ainda, facilitar o dia a dia das pessoas. 

A entrega épica da Nissan e da Amazon

Essas duas grandes marcas, de automóveis e de e-commerce, respectivamente, uniram-se para fazer uma mídia OOH de parar o trânsito nos Estados Unidos. Provando que esse tipo de comunicação não se resume a estratégias estáticas, a ação integrada da Nissan e da Amazon consistiu em entregar um carro em uma enorme caixa, transportada por um caminhão da Amazon, é claro.

A estratégia, com certeza, chamou a atenção de quem passava pelo caminhão e fortaleceu ainda mais as duas grandes marcas.

Os gifs divertidos da Netflix

Como a própria Netflix disse, para apresentar a sua mídia digital OOH na França, “quando a Netflix faz outdoor, é entretenimento“. A empresa criou a primeira campanha de outdoor digital apresentando cenas de suas atrações de acordo com o que estava acontecendo no local onde a ação foi instalada.

Se chovia lá fora, as telas mostravam gifs com imagens de chuva, por exemplo. Se uma loja em promoção estava lotada, o outdoor apresentava cenas de zumbis enlouquecidos. 

Foram mais de 100 gifs diferentes, todos sempre vivenciados pelos personagens das séries e filmes da Netflix e repletos do bom humor já característico da empresa de conteúdo sob demanda.

O outdoor incompleto da Kit Kat

A marca do famoso chocolate aplicou muito bem o conceito de inovação utilizando a estrutura de outdoors comuns, em Londres. A mensagem da placa trazia parte do slogan já bastante difundido e reconhecido: “have a break, have a Kit Kat“ (em tradução livre, algo como “tire uma folga, pegue um Kit Kat“). 

Na ação, aparecia apenas parte do slogan: o outdoor ficou incompleto, com uma parte sem as folhas coladas e ainda uma escada e ferramentas para colagem dessas folhas junto à placa, como se o instalador tivesse tirado uma folga para curtir o seu Kit Kat.

Simples e efetivo, esse é um exemplo genial de aproveitamento de uma mídia convencional, já que o trabalho de instalação feito pela metade deve ter incomodado (de propósito) e atraído a atenção de muita gente.

As placas provocativas do Mc Donald’s

A ação do Mc Donald’s na França ganhou as redes sociais pela sua ousadia e criatividade. Nela, a rede de fast food — que tem 1.000 lojas no país, contra apenas dez do seu principal concorrente, o Burguer King —, coloca uma placa avisando a quantos quilômetros está a sua próxima lanchonete: apenas 5 km. 

Até aí tudo bem. Só que a marca colocou uma segunda placa ao lado, mostrando a distância do próximo Burguer King: exatos 258 km. E não bastasse a distância, o Mc Donald’s descreveu todo o caminho até a chegada à loja do seu concorrente, fazendo com que a placa fosse simplesmente gigantesca — e com uma rota bem complexa.

O teaser da Associação Brasileira de Out of Home

É claro que a associação de OOH usaria as suas próprias mídias para mostrar que, sim, elas funcionam! Para isso, foi divulgado, principalmente em painéis de pontos de ônibus, outdoors e em mídias de metrô das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o rosto de um rapaz que se chamava Robson e, logo abaixo, alguma trivialidade sobre a vida dele.

A campanha com a hashtag #avidaderobson logo virou um curioso mistério e viralizou nas redes sociais, alcançando mais de 18 mil likes e sendo mencionada pelo menos 69 mil vezes no Facebook, além de atingir mais de 141 mil impressões no Twitter.

Tempos depois, a Associação Brasileira de Out of Home assumiu, também em outdoors e painéis digitais, a autoria da ação, que teve como personagem o Robson, um homem comum, que usou a mídia OOH tão presente no cotidiano das pessoas para contar a sua própria história. Conceito transmitido de forma eficiente e um case de sucesso que ainda levou a mídia de rua para as redes sociais.

Muito interessante essas ações, não é mesmo? Você também pode fazer criativas campanhas em mídias out of home para divulgar a sua marca, e o investimento não precisa ser tão grandioso como em alguns dos exemplos que mostramos aqui. Os painéis digitais são opções viáveis, eficientes e que possibilitam execuções bastante criativas. Saiba mais sobre o assunto seguindo a gente no Facebook e no Instagram!

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