7 dicas para criar um plano de mídia digital eficiente

Se você acredita que a sua empresa precisa ser a mais inovadora possível, então é melhor aprimorar as suas estratégias; afinal, a concorrência está sempre mudando. Investir em um plano de mídia digital, por exemplo, pode ser uma excelente solução.

As formas de comunicação e interação com potenciais consumidores estão cada vez mais surpreendentes. Atuar com mídia digital requer planejamento para alinhar os objetivos do seu negócio com a presença na internet, traduzidos em um bom posicionamento de marca e a confiança por parte do público-alvo.

Caso não tenha reparado ainda, o uso de mídias digitais pode alavancar o seu negócio consideravelmente. Por isso, resolvemos preparar uma lista com 7 dicas primordiais sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

1. Monte um briefing interessante

Esse é o pontapé inicial que qualquer organização precisa se atentar na hora de definir as campanhas usadas com mídia digital. Deve-se levantar dados como os hábitos de compra do seu público, os produtos ou serviços que tem a oferecer, as metas que almeja, o que os concorrentes fazem e o orçamento necessário.

Tudo isso precisa estar muito bem alinhado com os setores responsáveis pelo marketing e vendas da sua empresa. Avalie o que foi feito até o momento e identifique quais mudanças podem incrementar a forma de divulgação da marca.

Quanto mais você se aprofundar no briefing e, consequentemente, nos questionamentos acerca das campanhas, melhores resultados podem aparecer. Saber quais são as oportunidades e ameaças presentes no mercado também facilitam o processo.

2. Conheça urgentemente seu público

Do que adianta produzir conteúdo relevante se está sendo direcionado para pessoas que não têm o perfil apropriado para as suas soluções, não é mesmo? É necessário ter o conhecimento sobre os tipos de pessoas que pretende atingir e impactar com a mensagem passada.

Por isso, as empresas devem se preocupar tanto com a segmentação da base: esse tipo de filtragem ajuda a produzir conteúdo no momento certo e para pessoas específicas. Estude o comportamento do público nas redes sociais, quais são as faixas de idade que mais estão engajadas com os posts e demais detalhes importantes.

Dentro do planejamento inicial, você precisa definir com quem pretende falar para que as informações tenham um nível de personalização ideal para atrair o público. Procure ser específico e apontar as estratégias necessárias para impulsionar suas vendas.

3. Estipule quais serão os canais e as ações

A partir do momento que fizer a segmentação e estabelecer uma meta da persona que pretende atingir com as suas campanhas, o próximo passo é decidir quais serão os meios para concretizar esse tipo de divulgação e comunicação.

Dentre as pesquisas realizadas pelo seu time de inteligência comercial, verifique quais são os horários em que as pessoas mais publicam e o formato de mídia que mais consomem, pois será um fator determinante para a sua empresa aproximar-se das pessoas que comentam sobre seu negócio.

Um exemplo eficiente para engajar o público é a mídia out of home e a criação de um canal específico para a empresa. Isso permite integrar a TV às redes sociais e usar esses dados para atrair novos clientes de uma forma inovadora e participativa.

4. Certifique-se do orçamento que dispõe

Não basta apenas desenhar quais serão os projetos implementados para conquistar novos consumidores, mas entender quanto isso pode impactar no orçamento. O setor contábil da sua empresa precisa estar a par da situação para que você obtenha informações concretas de quanto pode ser feito a curto ou a longo prazo.

Um plano de mídia digital bem desenvolvido necessita de recursos financeiros coerentes com os desejos da empresa; caso contrário, as campanhas podem se tornar verdadeiros fiascos que não trouxeram um ROI qualificado.

É preciso traçar quais são os valores para viabilizar o seu projeto e tirá-lo do papel, analisando o volume de vendas nos últimos meses, quanto a empresa tem em caixa e qual a necessidade líquida de capital de giro disponível para pagar as contas.

5. Veja quais são as melhores estratégias

Com a finalidade de induzir os passos do seu negócio pelo melhor caminho no marketing digital, saiba que é de suma importância pensar nas táticas que serão implementadas para conquistar a audiência que se espera.

Nesse momento, as ideias precisam ser colocadas em prática e os insights criativos devem ser bem elaborados para trazer conteúdo de qualidade às pessoas. Determine o tempo para a veiculação de cada anúncio, quais as circunstâncias e uma estrutura adaptável para cada dispositivo.

Um serviço de sinalização digital, por exemplo, pode entreter e engajar o público, além de ser uma oportunidade ideal para fixar a presença da sua empresa na cabeça dos clientes.

6. Apresente a sua proposta de campanha

É imprescindível que tudo que foi planejado até esse momento esteja devidamente documentado com o nome da campanha, quais os meios digitais que serão utilizados, a forma de anúncios e promoções destinadas às redes sociais, os períodos de veiculação e os recursos financeiros empregados nesse projeto.

Essa formalidade é necessária para que a sua empresa e agência especializada possam realizar um trabalho eficiente e condizente com a proposta estabelecida. Ter os processos organizados evita problemas com prazos e os profissionais envolvidos verificam como está sendo aplicada a verba.

Acompanhe a produção das peças publicitárias, o cadastro junto aos veículos predeterminados e o envio de um pedido de inserção, para que possam colocar a campanha em funcionamento em 48 horas.

7. Acompanhe as métricas

Para qualquer plano de ação que pretenda implementar dentro da sua empresa, para que haja um funcionamento correto e eficiente, é fundamental o feedback dos resultados. Isto é, sempre analise quais são as métricas obtidas nas campanhas desenvolvidas e quais táticas podem ser aprimoradas ou mantidas.

O planejamento jamais termina após a campanha ser colocada no ar. Por isso, mantenha atenção em todo o processo para que a geração de conteúdo seja a mais qualificada possível e impacte o seu público de maneira assertiva.

Mensurar os resultados ajuda a perceber as falhas durante o processo e quais as reações das pessoas diante do que foi veiculado. Encare essa situação como a chance de retrabalhar as mensagens para que sejam condizentes com a sua identidade visual e forneça relatórios precisos — a fim de criar dados estatísticos e estratégicos.

Para encerrar, é interessante ressaltar a importância de firmar parcerias com uma agência que tenha experiência na produção de boas campanhas e que tenha compromisso com o sucesso do plano de mídia digital.

E aí, gostou das dicas que disponibilizamos? Quer entender um pouco mais do assunto? Então aproveite que está por aqui no blog e veja agora mesmo os 5 locais para aplicar mídia indoor e ficar fera nessa tendência! 

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