Um ambiente de trabalho agradável: entenda a sua importância

Vivemos um tempo diferente no setor corporativo. Hoje é perfeitamente possível aperfeiçoar os elementos da gestão de uma empresa em função da qualidade de vida e de um ambiente de trabalho agradável.

Pensar somente no lucro da companhia pode ser um erro grave com consequências para os próprios ganhos. Por isso, não deixe de considerar um novo caminho e conhecer o que pode ser feito.

Quer algumas dicas? Então acompanhe o que reservamos para você. Conheça os benefícios e as vantagens de um ambiente de trabalho gostoso e agradável.

1. Aumento de produtividade

Em níveis aceitáveis, a pressão pode até mesmo ser útil para fazer com que as pessoas saiam da zona de conforto. Entretanto, quando se torna absurda, os resultados tendem a cair porque a equipe passa a ver o trabalho como uma obrigação — e não como um prazer.

Resultado: falta de motivação para alcançar metas, desgaste de relacionamento entre colaboradores e aumento do índice de abstenções por problemas relativos ao estresse.

Não é difícil concluir que tudo isso tende a fazer com que a produtividade diminua. Por outro lado, quando você cria um ambiente de trabalho agradável, permite que seu colaborador se envolva mais com a empresa, o que diminui o desgaste e aumenta a participação da equipe.

2. Funcionários mais felizes

Foi-se o tempo em que o ambiente de trabalho era marcado pela rigidez. Agora as grandes empresas do mundo vêm apresentando espaços para descontração, algo que tem tudo a ver com a qualidade dos seus serviços. E isso não quer dizer que os profissionais não sejam sérios.

O Google, por exemplo, oferece ambientes para os funcionários relaxarem quando estiverem tensos e, assim, terem condições para retornar ao trabalho com maior concentração.

São os chamados espaços de descompressão, criados com a finalidade de tirar a equipe da rotina. Eles ajudam a quebrar a tensão entre uma tarefa e outra, além de facilitar a troca de ideias entre colaboradores, algo que também serve para tornar o ambiente mais criativo.

3. Melhoria da imagem da empresa

Quando você começa a investir na felicidade dos seus colaboradores, dá um primeiro e importante passo rumo à criação de uma imagem diferenciada no mercado.

É essencial que sua própria equipe seja a responsável por falar bem da sua empresa, uma vez que eles levarão essa experiência a colegas que atuam na área.

Logo, esses colegas passarão a ver sua empresa com bons olhos e terão interesse em trabalhar nela. Isso agrega valor, pois permite a ela ser um atrativo para contar com profissionais de alto nível.

4. Valorização profissional no ambiente de trabalho

Mais do que criar possibilidades para atrair novos profissionais, é importante valorizar aqueles que atualmente estão ali. Colocando o foco na equipe, seja oferecendo qualidade de vida ou evolução profissional, você pode desenvolver estratégias para que cada colaborador tenha motivos para render mais.

É possível oferecer desde uma simples delegação de tarefas até a criação de políticas amigáveis — planos em academias, viagens de férias, cursos e treinamentos, entre outros. Assim, seus profissionais se sentirão valorizados e terão motivos para vestir a camisa da sua empresa com maior disposição.

Gostou das dicas para tornar seu ambiente de trabalho mais agradável? Então continue sua leitura e saiba como aumentar o engajamento da equipe por meio de um canal interno.