Como a mídia Out Of Home impacta os resultados do varejo?

Investir nas ações corretas para chegar ao público é uma tarefa indispensável para gerar mais clientes e fortalecer a marca. Além das ações de marketing tradicional e até do marketing digital, há uma opção que vem se destacando: a mídia Out Of Home.

Considerada uma mudança de paradigma do que foi feito até agora, trata-se de uma opção muito relevante, especialmente para o varejo. Feita da maneira correta, gera impactos que não podem ser ignorados.

Se quiser entender melhor sobre a mídia Out Of Home, continue a leitura do post e veja como essa abordagem favorece os resultados varejistas!

O que é a mídia Out of Home?

A mídia Out of Home também é conhecida como mídia OOH e corresponde a todas as ações de publicidade que atingem o cliente quando ele não está em casa. Por causa disso, é comumente chamada de “mídia ao ar livre”, ainda que não seja a definição mais precisa.

O fato é que ela corresponde a todas as ações que atingem as pessoas fora do seu local habitual. Quando o público vê um comercial na TV, ele está dentro de casa e é impactado pela peça.

Na mídia OOH, ele é alcançado pelo conteúdo enquanto circula no corredor do shopping, quando anda de carro e vê uma tela na calçada ou até quando está em um estabelecimento específico.

Com isso, essa abordagem reúne o conjunto de ações que são feitas pensando no lugar e na hora certa, além de considerar o target ou público-alvo.

Quais são os seus benefícios?

Para o futuro, a tendência é que a mídia Out Of Home ganhe importância contínua. O mundo é cada vez mais digital, então os esforços nesse sentido também serão. Além de haver essa tendência de mercado, há outras vantagens em seu uso e são elas:

Captação de audiência em massa

As ações de mídia OOH são como os outdoors e podem impactar uma grande multidão, como os transeuntes de uma avenida ou os consumidores de uma loja. Isso cria a massificação de ações, ou seja, atingir um número elevado de pessoas com o mesmo esforço, aumentando as chances de obter ótimos resultados de conversão.

Além de tudo, permite o fortalecimento ou reforço de marca, assim como o aumento do alcance.

Alta frequência de exibição

Outra questão é que a mídia desse tipo pode ser utilizada de maneira contínua. Se você tem uma tela em seu negócio e deseja deixá-la funcionando ininterruptamente, isso será possível.

Como consequência, será possível atingir um número muito maior de pessoas, assim como vários nichos — o público da manhã e da tarde, por exemplo. Isso aumenta a frequência de exibição e pode melhorar os resultados.

Baixo custo de investimento

Ao avaliar a atuação da mídia Out of Home, você notará que ela é bem barata. É preciso contar com o equipamento (as telas) e com o software para exibição de mensagens / programação. Eventualmente, há o pagamento pelo espaço, mas isso não acontece sempre.

Com isso, o investimento é mais baixo do que outras opções. Indo além, é uma escolha em conta se for comparada com outros investimentos que atingem o mesmo número de pessoas e que cobram caro por isso.

Grande versatilidade e adaptação

Sendo digital, essa ferramenta permite que as mensagens sejam trocadas muito rapidamente, sem dificuldades. Se desejar alterar uma inserção, acrescentar ou retirar um elemento ou até mudar a campanha, basta fazer a mudança no gerenciador.

Isso traz dinamismo, permitindo que as ações se adaptem a necessidades pontuais. É muito diferente de um outdoor, por exemplo, que exige um cuidado especial com a impressão e instalação, o que leva tempo.

Maior controle de ações

Ao fazer um anúncio na TV, não é possível ter controle do que cada tela receberá. Com a mídia OOH, acontece exatamente o oposto.

De uma forma simples, é possível definir o que cada local exibe, a ordem, a duração e assim por diante. Trata-se de uma maneira de segmentar as ações, melhorando a conquista de bons efeitos em todos os sentidos.

Como ela tem impactado o varejo?

O setor do varejo tem aproveitado intensamente o uso da mídia Out Of Home e, com isso, colhido seus principais resultados. O impacto dessa ação nessa área tem a ver, principalmente, com a conexão bem próxima com o cliente e de onde o produto está.

Imagine, por exemplo, um supermercado que tem uma área de vinhos. Nela, há uma tela com ações explicando sobre cada rótulo ou como harmonizar com os queijos que estão logo à frente. Diante disso, é provável que um cliente interessado se sinta confiante para fazer a compra.

Além disso, é uma ação que permite a integração do varejo, que sempre foi muito tradicional, com o ambiente digital. É possível mostrar o que os clientes estão falando de uma loja nas redes sociais, por exemplo, gerando prova social e ajudando a fortalecer a marca.

Para completar, é uma forma de exibir ofertas diferenciadas, de estimular a compra por impulso e, em último caso, de entreter o cliente, criando uma experiência mais agradável.

Como aplicá-la em seu negócio?

Para aplicar a mídia Out Of Home em sua empresa é preciso começar estudando três coisas: sua marca, seu público-alvo e seus objetivos. A partir disso, é possível traçar um planejamento com as metas, ações que devem ser executadas e formas de acompanhar o andamento.

Foque-se em criar mensagens chamativas, que prendam a atenção de quem passa e que entreguem valor. Usar as cores, fontes e proporções certas faz toda a diferença. Também é o caso de pensar na integração com redes sociais, como criar uma hashtag específica e/ou exibir a experiência de clientes anteriores.

Para que tudo isso se concretize, não deixe de contar com uma empresa especializada no gerenciamento e execução desse tipo de mídia. Assim, você terá total controle sobre a ação e poderá obter os melhores efeitos.

A mídia Out of Home é uma forma de se aproximar dos clientes e que tem sido bem aproveitada por vários nichos, inclusive o varejo. Gerando benefícios que vão do baixo custo ao alto desempenho, gera ótimos resultados que podem ser replicados no seu empreendimento.

E já que é importante ter por perto quem entende do assunto, entre em contato com a Hashtagtv e veja o que oferecemos para o seu negócio!

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