Como usar o storytelling a favor da sua estratégia de marketing

A princípio, o storytelling pode parecer apenas mais uma palavra em língua estrangeira utilizada por profissionais de marketing e publicitários. Mas, na verdade, aplicar um bom storytelling em uma estratégia de marketing pode transmitir a sua mensagem de forma muito mais eficiente e cativante, gerando simpatia, aumentando a lembrança e podendo até viralizar nas redes sociais.

Ok, a ferramenta é mesmo poderosa. Mas do que se trata, afinal? Traduzindo, storytelling é uma contação de história. No universo da comunicação, é uma narrativa com princípio, meio e fim, além de personagens (que podem ser reais ou não).

Pode parecer simples porque o ato de contar histórias é comum em todas as culturas e as ouvimos desde criança. Mas, para utilizar o storytelling como ferramenta estratégica no seu marketing, algumas técnicas precisam ser conhecidas. E são elas que listamos a partir de agora:

Utilize a estrutura narrativa em três atos

Esse esquema simples, utilizado em quase todas as histórias e aprendido na escola, divide o conteúdo em apresentação, desenvolvimento e conclusão.

Na apresentação são mostrados o protagonista, o cenário e toda uma situação com a qual o seu cliente se identifique.

No desenvolvimento são apresentados os conflitos  claro, são os mesmos do seu cliente.

A história se desenrola com o personagem enfrentando os seus problemas até que chega a conclusão, onde o seu produto ou serviço aparece para resolver a situação e garantir o final feliz. 

Descubra o que (e como) o seu público quer ouvir 

No storytelling aplicado ao marketing, podemos utilizar a mesma estratégia de quando contamos uma história para crianças: se são meninas, escolhemos uma narrativa de princesas; se elas têm medo do escuro, jamais falaremos de monstros debaixo da cama, por exemplo.

Por isso, dedique um tempo para conhecer quem é o ouvinte da sua história, de que ele gosta e não gosta, onde está e como vai se interessar pelo seu produto ou serviço. A partir dessas respostas, comece a criar a sua narrativa. 

Para ser envolvente, inspire-se em casos reais e apresente a sua empresa de modo sutil. Afinal, o que vale no storytelling é a emoção transmitida para o público (ou a persona).

O que vai tocar as pessoas e fazê-las compartilhar a sua mensagem não é nenhuma promoção, mas o que elas sentiram ou aprenderam. 

Aproveite o storytelling na mídia out of home

Mídia out of home (OOH) é mais um nome diferente para os veículos tradicionais que têm voltado repaginados e garantindo ótimos resultados. Ela nada mais é do que a mídia que as pessoas veem fora de casa, como outdoors, placas e painéis digitais, por exemplo.

Em uma estratégia de storytelling, a mídia OOH pode ser uma grande aliada, pois oferece meios de transmitir a história com movimento, cores e sons.

Com um painel digital de qualidade, a sua ação de marketing se transforma em um verdadeiro filme (ou desenho animado, se preferir) e impacta o seu consumidor da melhor forma possível: com naturalidade e entretenimento.

E assim termina a nossa história sobre como utilizar o storytelling em uma estratégia de marketing!

Lembre-se: mais do que vender, essa poderosa ferramenta ajuda a conquistar, engajar e melhorar a percepção do cliente em relação à sua marca.

Para transmitir o seu storytelling da melhor maneira, transformando-o em um sucesso, entre em contato com a nossa equipe.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"