Conheça as 6 melhores práticas de marketing para pequenas empresas

Quando se fala em aplicar técnicas de marketing para pequenas empresas, muito se questiona a respeito de custos e retorno sobre investimento. Acontece que há várias formas de se comunicar com o mercado consumidor sem gastar muito e ainda ter acesso a resultados muito positivos.

Para ajudar você a encontrar as melhores maneiras de construir uma imagem produtiva para a sua marca, preparamos este guia especial com dicas simples e baratas que poderão tornar o seu negócio muito mais lucrativo.

Você poderá obter uma base mais ampla e fidelizada de clientes se investir em marketing tanto no âmbito offline quanto no online. Continue a leitura e confira!

Marketing Offline

Você não precisa utilizar apenas a internet para fazer sua marca aparecer. Veja só:

1. Capriche no PDV

O seu ponto de venda é um dos locais mais importantes para o seu negócio. É lá que as compras são realizadas e o seu esforço é finalmente convertido em resultados para a sua empresa. Por isso, o cuidado com todos os aspectos do seu PDV é primordial.

Da fachada ao caixa, é importante manter uma comunicação clara, criativa e que evidencie as vantagens de se comprar o seu produto. Portanto, capriche nas ofertas e no visual delas para sair ganhando da concorrência!

2. Conheça seu público-alvo

Se você não sabe o que seu consumidor procura, não terá muitas chances de permitir que ele encontre uma solução para seus problemas. Nesse caso, manter um relacionamento próximo com seu público-alvo é indispensável para que as suas ofertas estejam de acordo com as necessidades dele.

No ambiente offline, é possível ter essa proximidade através de cadastro e pesquisa. Aproveite o tempo em que está efetivando o pagamento para esse tipo de abordagem.

Peça que o cliente preencha um cadastro rápido com informações básicas a respeito de si mesmo e da sua marca, para que você entenda melhor as maneiras com que pode buscar a satisfação através da compra.

3. Ofereça um atendimento de qualidade

Engana-se quem pensa que atendimento de qualidade é sinônimo de ser educado. Isso é o mínimo que se espera em qualquer tipo de relacionamento entre empresa e cliente. Para atingir excelência, é necessário ir além e oferecer soluções para problemas dos quais seu consumidor sequer estava ciente.

É por essa razão que conhecer o público-alvo se torna um diferencial. No atendimento, você consegue identificar dificuldades e negociar saídas inteligentes que podem gerar resultados melhores tanto para o consumidor quanto para sua empresa.

Marketing Online

Faça do ambiente online um gestor para o seu sucesso! Acompanhe:

4. Cadastre um domínio próprio

Nada contra esses e-mails gratuitos que encontramos por aí. Mas não dá muito mais credibilidade receber uma mensagem com um domínio próprio?

E não se trata apenas do uso do correio eletrônico! Ao construir um site com o nome da sua empresa seguido de um .com ou .com.br, seu negócio passa a ser visto com mais respeito e, consequentemente, acaba sendo levado mais a sério.

5. Agrade os robôs do Google

Uma vez que sua página está no ar, é hora de fazer com que as pessoas a conheçam. Por isso, ferramentas de busca como o Google são um propulsor essencial para o sucesso do seu negócio.

Ao investir seu tempo e dinheiro em técnicas de SEO (Search Engine Optimization — Mecanismos de Otimização de Busca), suas chances de fazer sucesso online aumentam consideravelmente. Fique de olho!

6. Use o Facebook a favor da sua empresa

As mídias sociais são a versão online do que falamos anteriormente a respeito de atendimento. O Facebook, por ser o mais popular de todas elas, deve ser utilizado com cautela e de forma a promover um relacionamento mais saudável com o seu público-alvo.

É necessário, portanto, fazer um uso inteligente dessa plataforma, permitindo que ela seja um canal de comunicação e uma ferramenta que trabalhe rumo ao crescimento.

Por meio dessas práticas de marketing para pequenas empresas, seu negócio terá muito mais chances de atingir resultados significativos e continuar proporcionando o desenvolvimento que você espera.

Quer continuar incrementando seu conhecimento? Então, aproveite para descobrir nossas 4 dicas para criar promoções e melhorar as estratégias de venda!

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