Entenda o impacto da mídia OOH nos resultados para o varejo

A busca por melhorar os resultados obtidos é algo constante para os empreendedores da área do varejo. O uso das mais diversas formas de mídia trouxe à tona inúmeras possibilidades de expansão, porém é preciso entender o funcionamento de cada uma delas em relação ao cenário específico em que estão inseridas.

Sob esse aspecto, entender o impacto da mídia OOH (Out of Home) é importante antes de aplicá-la no seu negócio. Podemos descrevê-la como uma forma repaginada de utilizar a tradicional publicidade em outdoors, placas e monitores.

Sei que você pode ter levado um susto ao saber que este formato ainda é utilizado, mas vamos mostrar a você que ele não só está na ativa como pode ser um grande aliado para aumentar os seus números. Continue a leitura e confira!

Permite grande interatividade

Por mais que o conceito inicial desse tipo de mídia nos remeta a algo estático, a OOH se caracteriza exatamente pelo contrário, o grande poder de interatividade que possui.

Grandes marcas utilizam esta estratégia para se aproximar do público e aproveitam a utilização de alguns lugares comuns e outros nem tanto para realizarem suas ações.

Alguns exemplos disso são a Coca-Cola e a LG. A primeira utilizou quiosques para fazer o lançamento de um novo produto que, no caso, eram as chamadas mini latas.

A LG utilizou os pisos de um elevador para divulgar o lançamento dos seus novos monitores, cujo vídeo se espalhou pela internet e rapidamente virou um sucesso.

As possibilidades são muitas, o que mostra que a interatividade trabalha de forma conjunta com a diversidade, já que são inúmeras as formas de obter um impacto positivo com o uso da mídia OOH.

Para quem planeja sair da zona de conforto em termos de marketing, encontra nesta ferramenta uma boa maneira de colocar isso em prática.

Proporciona uma melhor assimilação

Quem de nós não é bombardeado pelas inúmeras ofertas recebidas via e-mail, telefone, televisão e até mesmo nas redes sociais? Por mais que muitas delas sejam realmente eficientes, a maioria tende a ser facilmente esquecida.

Uma das grandes vantagens que uma ação de mídia OOH proporciona é a maior capacidade de assimilação por parte do público.

Isso pode ser explicado por alguns fatores. A já citada interatividade é um deles e o conceito de inovação também é outro que deve ser destacado, mas o maior deles é o fato de oferecer uma experiência mais realista.

Fazer essas atividades em momentos oportunos, sendo que, muitas vezes, o público está passando de forma despretensiosa pelo local, ajuda a transmitir a ideia de forma mais leve, o que aumenta a chance de se tornar uma experiência positiva e ser facilmente lembrada pelos consumidores.

Apresenta facilidade de aplicação

Inicialmente, você até pode ter pensado que esse tipo de estratégia combina melhor com empresas que possuem um grande capital para investir, certo? Porém, a mídia OOH é tão ampla que pode ser aplicada em qualquer negócio, inclusive no varejo, que é o nosso destaque aqui. 

A principal ação para atrair consumidores para a sua loja é mudar um pouquinho a velha máxima de ficar esperando eles irem até você. Como diz o velho ditado, “o artista deve ir aonde o povo está”, o varejista também pode ir ao encontro do público para apresentar suas ofertas.

Você já imaginou encontrar o seu cliente enquanto ele faz uma simples ida até a banca de revistas para comprar o jornal do dia? Monitores instalados nas tradicionais bancas de grandes cidades são apenas um exemplo de como ir ao encontro dele.

Esse tipo de mídia envolve, dentre diversos fatores, o de localização, ou seja, você pode utilizá-la em locais próximos ao seu estabelecimento para, assim, ter mais chances de atrair o público. 

Caso seja um negócio virtual, a mesma ideia é válida, já que muitas pessoas preferem comprar em um e-commerce da região para baratear o custo do frete e diminuir o tempo de envio do produto.

Contribui para a expansão da marca

Quando falamos em expansão, podemos dividi-la em duas classificações. A primeira diz respeito ao maior alcance da sua marca e inclui também o fato de ela se tornar cada vez mais conhecida pelo grande público. 

A segunda tem a ver com o aumento das vendas obtidas, incluindo aqui o conceito de expansão com base no crescimento dos lucros.

O impacto da mídia OOH sobre esses aspectos tende a ser bastante positivo.

Considerando que o objetivo é alavancar a imagem da empresa, encontramos nessa estratégia uma grande aliada para atrair um grande número de visualizações da sua campanha.

Já em relação ao aumento de vendas, podemos fazer um cálculo simples. Imagine que 10 mil pessoas por dia sejam impactadas pela sua ação. Se 5% delas forem até a sua loja e comprarem seus produtos, certamente você verá um aumento no fluxo diário de clientes.

Esse maior fluxo naturalmente se refletirá no crescimento das vendas. Tendo um maior capital de giro, você pode aperfeiçoar suas ações de mídia Out of Home e trazer ainda mais pessoas para o seu negócio. 

Então, é um formato de mídia que se destaca não só por permitir campanhas específicas, mas também por apresentar uma sistemática sólida para gerar uma sequência de ações positivas.

Como todo varejista precisa de um bom volume de vendas, certamente esta é uma ótima forma de obter os resultados almejados. 

Claro que é sempre importante mesclar uma estratégia com outras, especialmente aquelas relacionadas ao marketing digital, pois isso possibilita fazer um cerco positivo do público.

Estar à frente dos concorrentes é outro ponto que tem bastante relevância nessa união de mídias, haja vista que muitos deles não vão se apresentar ao mercado com a mesma força que você. 

Vale também lembrar que sempre é possível contar com ajuda especializada para integrar o digital com o físico. Esta medida ajuda a potencializar o grande impacto que você deseja alcançar. 

Certamente, a sua empresa e os consumidores serão os grandes beneficiados disso tudo.

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