O que é Digital Signage?

É bem provável que se alguém te perguntasse, neste momento, o que é Digital Signage, você ficaria olhando para a pessoa sem ter uma resposta pronta, não é mesmo?

Porém, o que você talvez não saiba, é que o Digital Signage está muito mais presente no seu dia a dia do que imagina. É isso mesmo! Com certeza, você se depara com essa tecnologia sem nem mesmo saber sua terminologia.

Mas se você é um empresário e preocupa-se com a imagem do seu empreendimento, além da melhora da experiência dos seus clientes e o aumento das vendas, deveria parar um pouquinho para entender melhor como essa tecnologia funciona. Ela pode ser o melhor canal de comunicação para entreter o seu público.

Ficou interessado? Então, vamos entender um pouco mais sobre o tema deste artigo a partir de agora!

O que é o Digital Signage

Digital Signage é um tipo de sinalização digital que utiliza redes de displays como LCD (Liquid Crystal Display), LED (Light Emitting Diode), touchscreens, TVs comuns, computadores ou outros padrões de displays para exibir informações, conteúdos segmentados, propagandas, entretenimento etc.

Embora não perceba, o Digital Signage está em toda parte por onde anda: supermercados, lojas, estádios, sistemas de trânsito, restaurantes, casas lotéricas, aeroportos, ônibus, metrô, TVs corporativas de empresas, hospitais, bancos e vários outros espaços públicos — seja em forma de vídeos e imagens digitais, dentre outros.

Em síntese e de uma maneira bem didática, podemos dizer que Digital Signage é qualquer tipo de monitor digital utilizado em qualquer ambiente com o objetivo de passar informação, entreter ou fazer merchandising. 

Vantagens do Digital Signage para uma empresa

1. Anúncios em Digital Signage são mais atraentes

Para que sua organização possa interagir melhor com seu público-alvo e aumentar as vendas, ela precisa buscar estratégias que consigam atrair e aumentar a satisfação dos clientes enquanto eles estiverem dentro da própria empresa.

E nós sabemos como uma tela de TV ou qualquer tipo de display tem o poder de chamar a nossa atenção de forma surpreendente. É uma reação quase automática.

Outra vantagem do Digital Signage é que ele não precisa ser utilizado somente com o intuito de vendas. Como já dito anteriormente, essa tecnologia pode ser usada para entreter e informar as pessoas. Displays estrategicamente colocados em certos pontos da empresa não só ajudam a vender mais como também melhoram a experiência do cliente.

Você não precisa apenas fazer merchandising; pode também exibir notícias do Brasil e do mundo ou oferecer outro tipo de entretenimento. Tudo isso para ajudar a diminuir a ansiedade do público por ter de esperar um atendimento ou aguardar em uma fila, por exemplo.

2. A mídia em Digital Signage tem maior retorno de vendas

Já está provado que a mídia em Digital Signage gera muito mais retorno de vendas do que as mídias tradicionais, como cartazes, panfletos, outdoors, anúncios em TVs abertas ou rádios.

A publicidade feita com essa tecnologia é muito mais atraente porque não se torna obsoleta e repetitiva, pois você pode modificar seus anúncios a qualquer momento via internet, por exemplo.

Além do mais, o Digital Signage permite que você faça divulgação ou promoção de um produto ou serviço quando achar que o cliente está mais propício a realizar uma compra — aumentando, assim, suas vendas de modo significativo.

Para você ter uma ideia do poder de persuasão desse tipo de tecnologia, segundo pesquisas, a divulgação de anúncios em displays nos PDVs (Pontos de vendas) pode aumentar em até 60% a decisão de compra dos clientes.

3. O Digital Signage possui um custo final menor

Comparado com as principais mídias tradicionais, o Digital Signage sai muito mais em conta. Isso porque seus displays podem veicular anúncios por 24 horas ininterruptamente — sem falar na economia de ter seu próprio canal de comunicação dentro da empresa, podendo modificar o que quiser, quando quiser.

O Digital Signage também é uma ferramenta que colabora com a economia de recursos que seriam gastos na empresa, como comunicação e treinamentos de funcionários, por exemplo.

Se fizermos uma conta simples, veremos que, no final, essa tecnologia possui um custo-benefício muito mais atraente do que outras estratégias de marketing tradicionais.

4. O Digital Signage ajuda a reforçar sua marca

Com certeza, uma das formas mais eficientes para gerar maior valor à sua marca é por meio do Digital Signage, pois uma comunicação direta com o cliente pode ajudar seu trabalho de branding.

Por meio dos recursos dessa tecnologia, sua empresa pode fazer com que seu público-alvo se identifique mais com seus produtos e serviços, podendo assim reforçar sua marca no mercado em que atua.

Quando o consumidor está em contato com o seu conteúdo, é uma ótima oportunidade para passar uma mensagem dinâmica, clara e personalizada de seu negócio.

Outros benefícios do Digital Signage

As vantagens dessa ferramenta são tantas, que poderíamos redigir páginas e mais páginas sobre elas. Contudo, para resumir, citaremos mais algumas abaixo:

  • possui telas chamativas e com movimentos;
  • podem ser colocadas várias informações nos displays ao mesmo tempo;
  • ajuda a segmentar a comunicação;
  • evita desperdício com mídia impressa;
  • comunica promoções e descontos de forma mais eficiente;
  • podem ser incluídas mensagens de boas-vindas ou prestar alguma informação de utilidade pública;
  • pode-se prestar informações de atividades comunitárias e sociais;
  • apresenta conteúdos mais personalizados.

Seu próprio canal de TV 

Hoje, temos um consumidor cada vez mais interativo e conectado com a realidade digital. O velho tipo de mídia está ficando cada vez mais para trás.

As pessoas querem conteúdos de qualidade e que, realmente, atendam às suas necessidades no momento em que precisarem. O novo consumidor possui um perfil imediatista; ele quer as coisas para agora, não para amanhã. Se sua empresa não acompanhar essa evolução tecnológica, ficará para trás — enquanto sua concorrência ganhará espaço.

Se quiser construir uma forma de comunicação única, tenha seu próprio canal de TV e invista no Digital Signage. Dessa forma, seu empreendimento poderá programar inserções de imagens e vídeos real time, possibilitando melhor relacionamento com clientes, colaboradores e, consequentemente, aumentando as vendas. 

Gostou de saber como o Digital Signage pode ser uma tecnologia extremamente útil para seu negócio? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes como este!

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