Como criar e ampliar sua rede de digital signage?

Você já pensou em criar uma rede de Digital Signage (ou ampliar a sua)? Para começar, vamos entender melhor  esse conceito. Digital Signage é o nome que se dá a diversos displays digitais organizados em rede e programados de forma centralizada para exibir entretenimento, propagandas, merchandising e outras informações segmentadas.

Dessa forma, qualquer item, seja ele de vídeo ou imagem, que for programado para ser exibido em diversos painéis pode se definido como digital sign. Entretanto, para que realmente a ação traga resultados, é necessário observar algumas questões.

Além da facilidade em modificar o anúncio e sincronizá-lo com os pontos de exibição, o digital signage ainda traz a vantagem de influenciar ativamente o consumidor, principalmente quando instalado próximo aos pontos de venda.

Isso acontece porque trata-se de uma ferramenta que pode informar, entreter, e ao mesmo tempo, oferecer produtos. Como a atenção das pessoas tende a estar voltada para os painéis, é muito provável que fiquem atentos aos anúncios.

Se você entende a importância de criar uma dessas redes ou simplesmente não sabe como expandir a sua, preparamos abaixo um passo a passo que poderá ajudá-lo:

1. Planejamento antes de tudo

O primeiro passo antes de qualquer investimento é planejar. Você precisa definir o quanto quer ampliar a sua rede ou as dimensões que terão a que deseja criar.

A aquisição do hardware é outro fator importante: você vai alugar, comprar usado ou adquirir painéis novos? Lembre-se de que isso tem um custo e você precisa estar preparado para arcar com ele no primeiro momento.

O tipo de conteúdo que será exibido também é importante e nessa fase você já pode começar a pensar nele. Essa ideia, entretanto, poderá ser amadurecida mais adiante.

2. Alinhamento de objetivos

O que você pretende com as suas campanhas? Existem empresas ou acionistas com os quais é possível firmar parcerias? Caso as ações sejam realizadas em conjunto, os objetivos precisam estar bem claros desde o começo.

Se a rede de digital signage já existe, por que você quer expandi-la? Quais os resultados esperados com esse investimento? Responder a essas perguntas o ajudará a traçar objetivos que serão o combustível para colocar as ações planejadas em prática.

3. Identificação do nicho de atuação

Quem é o seu público-alvo? A que pessoas o seu produto é destinado? Essas informações terão influência direta no formato e horário de exibição das suas propagandas.

O perfil do público diz muito a respeito do tipo de conteúdo que ele consome e inserir, no meio de um noticiário, uma propaganda que nada tem a ver com as pessoas que tem interesse nesse tipo de notícia é perda de tempo.

A identificação do nicho de atuação ajudará a elaborar toda a programação do que será exibido nas telas. Isso pode ser conseguido a partir de pesquisas de mercado: ouça atentamente o que o seu público-alvo tem a dizer, o que ele acha dos produtos disponíveis no mercado relacionados ao seu segmento e o que ele realmente espera.

Dessa forma, fica fácil começar a pensar em itens como formatos de mídia a serem utilizados e disposição das telas.

4. Localização

Por falar nisso, a localização é outro item de extrema importância. Já que o seu objetivo é atrair a atenção do público, a localização das telas deve contribuir para isso. Para começar, elas jamais podem ficar “escondidas”. Onde quer que seja, devem estar em evidência.

Elas devem ficar em locais onde há fluxo de pessoas e, mais que isso, pontos onde elas costumam parar para alguma coisa.

Além disso, é necessário pensar em receptividade. Momentos de lazer são horas nas quais a pessoa está propensa a receber conteúdos emitidos por painéis. Se eles estiverem em locais por onde passam muitas pessoas, todas na correria do seu horário de almoço, por exemplo, as chances de sucesso são pequenas.

Isso porque uma pessoa que está com a cabeça voltada ao horário ou outros itens não parará para prestar atenção em nada que estiver pelo caminho. Além disso, a proximidade dos pontos de venda também é importante.

Uma pessoa que sente vontade de adquirir um item, mas precisar cruzar a cidade para conseguí-lo, provavelmente perderá a vontade. Se o produto estiver por perto, pode ser que ela vá até ele quase que de imediato.

5. Entendimento do sistema como um todo

Por fim, surge um item muito importante: você precisa entender o sistema. Investir em algo que você não sabe muito bem como funciona tem tudo para ser perda de tempo e dinheiro. Portanto, leia e pesquise sobre o assunto.

Você já ouviu falar em plataformas que auxiliam na produção de conteúdo? Trata-se de uma inovação no mercado da propaganda, a partir de empresas que mesclam elementos da TV com mídias sociais. Tudo isso acontece como uma forma de atrair a atenção do público para a propaganda exibida.

A HashtagTV, por exemplo, oferece soluções capazes de criar conteúdos que sejam ao mesmo tempo relevantes e atraentes. Por mais que você entenda o sistema, deixar a criação do conteúdo com profissionais no assunto torna as suas ações muito mais funcionais e eficientes.

Entretanto, se você acredita que a contratação de uma empresa como essa tornará o seu conteúdo impessoal e “igual para toda empresa”, você precisa entender o sistema de trabalho dessas instituições.

Os conteúdos só passam a ser produzidos a partir de uma análise da empresa, seus anseios e público-alvo. Ele é desenvolvido de forma personalizada, de acordo com os interesses da empresa. Após passar por todos os passos necessários para a implantação da rede, vale a pena contar com esse tipo de serviço.

E você? Já tem uma rede de digital signage? Entende que precisa ampliá-la para que os negócios da sua instituição também se desenvolvam? Empresas especializadas em conteúdos para esse tipo de mídia podem tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e ajudá-lo a garantir o sucesso das suas campanhas.

Se você gostou do post, entre em contato conosco e conheça a nossa plataforma de soluções para que os seus painéis conquistem a audiência do público.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"