Redes sociais: saiba como escolher a melhor rede social para o seu negócio

Qualquer pessoa que começa um negócio pensa: “qual é a melhor rede social para investir?”. E você não é o único: muitas empresas hoje em dia estão trabalhando com o conceito de multicanal e utilizam todas as redes existentes para chegar aos seus clientes.

Você já parou para pensar em quantas redes sociais realmente existem no mundo atual? Acredite, são muitas. E isso é enlouquecedor!

Como se não fosse o suficiente, cada um desses canais possui peculiaridades próprias, com técnicas, processos e sobreposições bem diferentes entre si. E, como se não bastasse, existe uma técnica de marketing adequada para cada uma.

Não é à toa que há tanta confusão sobre o tema. Ainda bem que existe uma solução — desde que você faça a pergunta certa.

Neste post você vai entender mais sobre qual é a melhor rede social para o seu negócio, como fazer uma estratégia de divulgação e ainda aprender um pouco sobre as características de cada uma delas.

Qual é a melhor rede social para o meu negócio?

Se você está em busca de uma resposta, talvez esteja na hora de mudar as perguntas. Em vez de pensar qual é a melhor rede social para seu negócio, o que acha de pensa em responder:

  1. Quem são seus clientes?

  2. Qual é a rede social em que eles mais estão presentes?

  3. Em qual canal de marketing você deve começar para alcançar as suas primeiras metas?

A partir dessas perguntas você consegue começar a pensar exatamente por onde a sua estratégia de marketing digital para seu público-alvo deve se iniciar.

Você precisa descobrir características do seu público e descobrir onde ele está. E aí ficar por lá. Não existe uma única resposta para todos os setores do mercado, depende muito do seu tipo de público.

Mas, para te ajudar, vamos falar um pouco mais sobre as 4 principais mídias sociais existentes. Assim, você vai conseguir definir qual é a melhor para o seu mercado.

Qual é a melhor rede social para sua empresa?

Facebook

Em termos de fatia de mercado, não tem para ninguém: o Facebook ainda é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, com nada menos que 83% do market share. Relatórios recentes ainda apontam que existem mais de 1.4 bilhão de usuários na rede em termos mundiais.

Essa é uma das redes sociais mais democráticas. Você pode atingir simplesmente TODOS os tipos de pessoas e ainda segmentar o seu público. Isso torna o Facebook uma ferramenta poderosa para simplesmente qualquer nicho de mercado.

Twitter

São 140 caracteres, então selecione muito bem o que vai dizer. Ter uma quantidade de palavras limitada torna o Twitter uma ferramenta essencial para ser um influenciador do seu mercado de atuação. Você precisa selecionar muito bem a informação e espalhá-la para as principais pessoas do seu segmento.

No entanto, as pessoas que usam o Twitter são pessoas mais seletivas, buscam a categorização do conteúdo e são ativas, atentas para a possibilidade de engajar diretamente com a marca e acelerar o tempo de resposta para suas perguntas.

Instagram

Essa rede social cresceu muito nos últimos anos, principalmente depois da cultura do selfie. Agora, possui uma funcionalidade que permite filmar vídeos curtos de até 15 segundos.

Por possuir um forte apelo visual, ter um perfil no Instagram se tornou obrigatório para quem trabalha com produtos nessa linha, como roupas, calçados, quadros, maquiagens, decoração, entre outros.

Fora isso, se sua empresa trabalha diretamente com público feminino, de 15 a 35 anos, estar no Instagram é essencial!

Google+

Ter um perfil no Google+ é estratégico porque é a rede que possui maior indexação de conteúdo pelos motores de busca.

Um dos recursos mais chamativos é o Livestream Hangout, em que sua empresa pode fazer bate-papos ao vivo com muitas pessoas.

O público trabalhado aqui é praticamente o mesmo que no Facebook. No entanto, essa rede é mais utilizada por engenheiros, profissionais de marketing, web designers e estudantes.

Gostou do conteúdo? Então siga-nos no Facebook e Instagram — é mais uma oportunidade de entender como funciona cada uma dessas redes sociais e definir qual é a melhor para seu negócio!