Saiba como a TV corporativa pode melhorar a comunicação interna da sua empresa!

E-mail marketing, intranet, SMS — as ferramentas de comunicação interna são muitas, mas, se unidas, podem gerar um resultado ainda melhor. Dentro desse contexto, há também a TV corporativa, que apresenta vantagens, como o aumento do engajamento da equipe, a otimização de processos de comunicação interna e o maior alinhamento dos colaboradores em relação a pontos estratégicos para a companhia, por exemplo.

Se você não sabe o que é TV corporativa, como ela funciona e de que forma implementá-la na sua empresa, continue a leitura e conheça os benefícios dessa estratégia que auxilia tanto os gestores quanto as equipes. 

E então, pronto para saber tudo o que é necessário para criar um canal que realmente traga resultados? Acompanhe!

1. O que é uma TV corporativa?

A TV corporativa é uma mídia de transmissão em toda uma organização corporativa ou empresa. Ou seja, com ela é possível veicular — de maneira rápida, visual e estratégica — conteúdos relacionados à companhia e que sejam relevantes para os colaboradores.

Como isso ocorre? Os arquivos selecionados para tocarem diariamente na TV são reproduzidos de forma sucessiva — sejam eles vídeos, imagens, gráficos, animações etc.

Assim, a TV corporativa torna o processo comunicacional da empresa mais eficiente — e isso faz uma grande diferença para a organização. Afinal de contas, manter os funcionários informados sobre estratégias, metas e realizações é um passo importante para conseguir o envolvimento de todos.

Assim, confira algumas das vantagens da ferramenta de comunicação interna:

Mais visibilidade

Revistas, e-mails, cartões são meios de comunicação eficientes para se comunicar com o público interno, mas nem sempre serão tão visíveis. No caso da TV corporativa, a notícia estará ao alcance do olhar de todos que passarem, bem destacada.

Promoção da acessibilidade

Algumas plataformas, como a intranet, contam com algumas barreiras: o usuário deve, primeiro, saber da existência da informação, depois procurá-la, para então encontrar o que precisa. Além disso, pode haver dificuldades quanto à informática, por exemplo, o que dificulta a acessibilidade. A TV corporativa, por sua vez, exibe todas essas informações de forma clara, direta e objetiva.

Maior atratividade

Como afirmamos, a TV corporativa conta com a exibição de informações com diversos recursos: texto, vídeo, animação etc. Isso faz com que a atenção do público interno seja cativada com mais facilidade.

Objetividade

Com a TV corporativa, é possível organizar e padronizar a sua comunicação interna, o que faz com que a mensagem final seja entregue sem distorções a todos que trabalham na empresa, independentemente do nível em que atuam.

2. Quais as vantagens dessa estratégia para a comunicação corporativa?

Como mencionamos, a TV corporativa apresenta muitas vantagens quando o assunto é manter funcionários “na mesma página” e engajados com os objetivos da empresa. Mas, de forma prática, como isso ocorre? Confira alguns benefícios a seguir!

2.1 Divulgação de várias informações em um só meio

Atualmente, vivemos um tempo de informação multilateral: recebemos notícias, fatos e dados constantemente e em diversas mídias. A TV corporativa, no entanto, é uma solução que centraliza a informação, tornando-a acessível e bem distribuída.

Por isso, com a utilização da ferramenta não haverá mal-entendidos nem novidades que só serão conhecidas por determinado grupo, o que faz com que todos os empregados estejam cientes do que se passa na empresa.

2.2 Exibição de diversos conteúdos simultaneamente

Ao mesmo tempo em que centraliza a informação, a TV corporativa também acompanha a velocidade dos tempos em que vivemos, pois exibe diversos conteúdos simultaneamente. Assim, não é necessário parar para assistir à TV de fato, já que é possível saber as novidades por meio das pílulas de informação que o formato permite utilizar.

2.3 Treinamentos e disseminação de conhecimento

O fato de os conteúdos aparecerem sucessivamente faz com que todos consigam acompanhar as novidades exibidas na TV, e isso é uma ótima ferramenta para treinar os seus funcionários e disseminar conhecimentos que sejam interessantes para todos eles.

Assim, é possível exibir — além da programação habitual —  videoaulas que possam auxiliar os colaboradores em suas funções, relembrá-los de pontos importantes e também fornecer informações essenciais para que todos estejam atualizados sobre os processos da empresa.

2.4 Apresentação de material institucional

Outro ponto vantajoso da TV corporativa é a possibilidade de exibir o seu material institucional e, dessa forma, fortalecer a sua comunicação interna: notícias, dados que podem motivar os funcionários, comerciais e peças publicitárias serão todos úteis.

Aqui, o interessante é alinhar o que é veiculado externamente com o que será exibido na TV. Assim, você será capaz de fortalecer a cultura da empresa e transmiti-la de forma honesta aos seus colaboradores. Aproveite bem o espaço!

2.5 Venda de espaços publicitários para os parceiros

Como a TV regular, a corporativa também abre espaço para anúncios publicitários. Dessa forma, procure firmar parcerias com a indústria local: restaurantes, academias, salões de beleza e até escolinhas infantis, por exemplo, podem ser do interesse dos seus funcionários.

Para melhorar, que tal tentar fechar convênios e descontos para eles? Isso pode entrar no acordo na hora de negociar a venda do espaço publicitário.

2.6 Promoção de reconhecimento

Se a TV será vista por todos os empregados, por que não utilizá-la, também, para reconhecer funcionários publicamente? É possível usar o meio para informar sobre os aniversariantes do mês, quem foi promovido e situações afins. Desse modo, todos os empregados saberão sobre o êxito do colega e poderão parabenizá-lo, melhorando a integração da equipe e o senso de pertencimento na organização.

2.7 Forte apelo visual: animações, vídeos e fotos

Na Cisco — empresa de tecnologia dos Estados Unidos —, em 2019, a internet terá 80% do seu tráfego em vídeo. E o que isso quer dizer? Que os conteúdos com apelo visual despertam cada vez mais o interesse das pessoas que querem consumir informação de maneira fácil e intuitiva.

Assim, a TV corporativa apresenta mais uma vantagem em seu modelo comunicacional, pois permite que diferentes formatos sejam utilizados nas notícias. Animações, vídeos e fotos podem se complementar e transmitir a informação de maneira clara e rápida.

3. Como implementar a TV corporativa na comunicação interna?

Agora, que você já sabe como a TV corporativa pode, em termos práticos, ajudá-lo em diversos processos da sua empresa (e por isso deve fazer parte do seu plano de comunicação interna!), que tal aprender mais sobre como iniciar a sua programação? 

3.1 Escolha as imagens certas

A TV corporativa exibe cada notícia por tempo determinado, para que a comunicação seja dinâmica e eficiente. Assim, faz-se essencial que as imagens escolhidas chamem a atenção de quem passa, além de transmitir a informação rapidamente.

De acordo com o Buzzsmo, postagens do Facebook com imagens geram 2,3 vezes mais engajamento do que aquelas sem imagens, e matérias on-line que contam com uma imagem a cada 75-100 palavras recebem o dobro de compartilhamento nas mídias sociais. Isso quer dizer que as imagens atraem mais público, então evite textos ou parágrafos muito longos e invista em boas imagens!

3.2 Envolva as pessoas no processo criativo

Tenha uma equipe criativa (e não é necessário que seja um time exclusivo para isso) que trabalhe diretamente com o equipamento e pense em suas publicações. Essa equipe deverá unir a comunicação interna aos interesses do público interno para criar o conteúdo da TV.

3.3 Monitore o desempenho da sua TV corporativa

Concluídos os dois passos acima, é preciso monitorar e metrificar como anda o desempenho do novo canal de comunicação da empresa. Só assim você conseguirá saber o que está dando certo, o que está gerando mais engajamento e o que pode ser modificado, por exemplo.

Você pode contar com apps que medem o desempenho da sua TV corporativa por meio de indicadores que precisam o número de visualizações e o grau de interação das pessoas, por exemplo. Outra forma de fazer isso é por outros meios de comunicação interna, como a intranet. Com ela, você pode colher a percepção dos colaboradores sobre a mídia e incorporar novas ideias ao projeto.

3.4 Acerte na programação

A sua empresa é única, com suas particularidades e características. Assim, a sua estratégia de comunicação interna e a sua forma de falar com os colaboradores mudarão de acordo com a cultura, os valores e as metas.

Por isso, a criação da estratégia de programação da TV corporativa é essencial para destacar essas características e reforçá-las. Então, não queira repetir fórmulas aplicadas em outras empresas — embora você possa, por outro lado, encontrar referências para compreender como começar. Lembre, também, que a programação da sua TV corporativa deverá estar em constante evolução, à medida que você entende o que funciona melhor.

Dessa forma, é preciso que haja uma atualização constante na programação — e isso deve levar em consideração tanto as necessidades da empresa quanto as opiniões dos funcionários.

Outro ponto de muita importância, nesse sentido, é a flexibilidade para alterar a programação — preferencialmente, é indicado que isso seja feito até em tempo real, se necessário. Quer saber mais sobre isso? Confira, a seguir, uma fórmula para a criação do conteúdo para TV corporativa.

Regras de programação

Há uma regra chamada 4-1-1, que diz que, a cada seis conteúdos exibidos na TV corporativa, deve haver:

Quatro com informações importantes para o colaborador

Use esse espaço para disseminar regras ou mensagens que ajudem o empregado em seu trabalho. Um ponto importante, aqui, é levar em consideração a localização da TV. Se a tela estiver localizada na fábrica, por exemplo, pode-se exibir dicas de segurança do trabalho, índices de produção etc. Se forem entregues ao setor de marketing, por outro lado, pode-se mostrar as metas batidas e informações relacionadas.

Um com alguma informação interessante para o colaborador

Nessa tela, aproveite para entregar mensagens para reconhecer os empregados (como aniversariantes do mês, promovidos, contratados etc.), informações sobre convênios e outros.

Um com mensagens descontraídas

Use a TV corporativa para descontrair o ambiente e assim deixá-la mais atrativa. Pode compartilhar fotos do último evento empresarial, por exemplo, ou imagens motivacionais e curiosas. 

4. Há possibilidade de integração com outras mídias?

Ao longo dos últimos anos, a mídia mudou drasticamente — hoje, ela é mais do que uma página de anúncios, e-mail, banners, redes sociais ou um catálogo, por exemplo.

Atualmente, a mídia tornou-se um veículo personalizado que impulsiona os clientes (e os seus colaboradores também são um tipo de cliente, pois devem se sentir encantados pela empresa em que trabalham). Nesse contexto, a integração de mídias faz-se necessária para se comunicar com a excelência e o dinamismo exigidos pela era em que vivemos.

Agora, veja algumas possibilidades de integração oferecidas pela TV corporativa, que, por sua vez, é um dispositivo multimídia. Como já mencionamos, conta com a exibição de formatos diferentes — texto, gráficos, imagens, animação e vídeo, por exemplo.

4.1 Possibilidades de integração com mídias sociais

As mídias sociais fazem parte da nossa vida. E, por essa razão, são cruciais para o sucesso da estratégia de marketing digital de qualquer empresa — afinal de contas, elas são responsáveis por humanizar o contato da companhia com o seu público, inclusive o público interno.

Assim, além de tê-las online, uma boa prática é vinculá-las à TV corporativa. Então, que tal integrar as contas do Twitter, Facebook e Instagram, por exemplo? Para ter sucesso nessa empreitada, procure criar conteúdos que engajem e atraiam ambos os públicos, o interno e o externo. 

Como? Tente mostrar humor e alguma emoção em suas postagens para que o seu público possa se relacionar com a sua marca. Confira algumas dicas para fazer comunicações interativas:

  • pergunte sobre o seu público;
  • compartilhe notícias em vez de apenas informações sobre seus produtos ou serviços;
  • crie postagens que possam gerar interação — aposte em conteúdos memoráveis!

4.2 Possibilidade de integração com notícias da intranet

A intranet é um braço essencial da comunicação interna. Trata-se de uma rede privada em que os funcionários, conectados com toda a empresa, têm acesso a arquivos, notícias e informações confidenciais.

Assim como a TV corporativa, a intranet é uma ótima centralizadora de conteúdo. Entretanto, por depender de um acesso constante, pode fazer com que nem todos estejam atualizados sobre assuntos importantes ou até mesmo urgentes. Afinal de contas, nem todos os empregados podem conferir a intranet diariamente (como os que trabalham na fábrica, por exemplo).

Nesse contexto, a integração da ferramenta com a TV corporativa faz com que a sua comunicação seja ainda mais efetiva. Como mencionamos no início do texto, você pode compartilhar as notícias internas na TV e também outras informações da intranet, como os aniversariantes do dia ou dar boas-vindas aos recém-contratados, por exemplo.

4.3 Possibilidade de integração com notícias da internet

A sua TV corporativa pode também veicular notícias externas, notícias RSS (que são atualizadas automaticamente, de acordo com os assuntos de seu interesse), por exemplo. Outra possibilidade é a curadoria de notícias on-line, que poderão, mais tarde, ser inseridas na programação de forma manual.

5. Como melhorar a comunicação interna na sua empresa?

A comunicação interna é importante para que qualquer organização funcione de forma efetiva, e nós sabemos bem disso! Por isso, os funcionários devem sentir que podem se comunicar facilmente tanto com seus colegas quanto com a administração da empresa, pois isso influencia de forma direta na produtividade e nos resultados globais. Por isso, atente para algumas dicas a fim de melhorar a comunicação interna na sua empresa:

5.1 Faça com que a informação seja acessível

Toda organização tem o seu próprio conjunto de conhecimento interno e, geralmente, leva algum tempo para que um funcionário novo aprenda isso de forma orgânica, por exemplo. Assim, conte com a sua TV corporativa para ajudar os colaboradores a aprenderem essas informações de forma mais rápida, além de aproveitar esse espaço para que o funcionário esteja mais perto dos processos e da realidade da organização em que trabalha.

Que tal apostar em pequenos treinamentos em vídeo para isso, por exemplo? Conte, em publicações periódicas, os resultados e as metas. Dessa forma, o empregado se sentirá mais seguro e, por isso, entenderá melhor o seu papel na instituição.

Dica extra: além de exibi-los na TV, posteriormente disponibilizar esses relatórios também na intranet pode ser uma boa prática.

5.2 Fortaleça a cultura e a missão da empresa

Aproveite o tempo para explicar os valores e a missão da empresa, seja como parte do treinamento corporativo, seja como lembrete regular para os funcionários. Quando os funcionários estão unidos em sua compreensão dos objetivos da empresa, eles podem se comunicar mais eficazmente para alcançá-los.

Sabe como fazer isso? Veja algumas dicas:

Crie conexões

Não só a comunicação deve ser melhorada entre os membros da equipe que trabalham em conjunto, mas entre os funcionários e seus gerentes. E a TV corporativa é ótima para transmitir a informação de maneira centralizada e horizontal.

Assim, certifique-se de abordar isso durante a programação e incentive que as conexões sejam formadas. Afinal de contas, a liderança que reserva um tempo para conhecer seus funcionários está mais disposta a ouvi-los. Os funcionários, por outro lado, acharão mais fácil se comunicar quando existir essa abertura. 

Incentive o diálogo aberto

A TV corportativa pode ajudá-lo nisso. Use-a para manter os funcionários atualizados sobre as mudanças, o progresso e os planos futuros da empresa. Além disso, permita que os funcionários estejam envolvidos na discussão.

Como já mencionamos antes, pratique e incentive perguntas e comentários — mostre que todas as ideias são bem-vindas. Os funcionários são mais propensos a se comunicar bem quando se sentem integrados à empresa e aos rumos que ela está tomando.

Saiba o poder do compartilhamento de informações

Compartilhar informações é compartilhar conhecimento. Os funcionários, provavelmente, leem sobre notícias e tendências da indústria com frequência, mas que tal se essas informações partirem da sua própria empresa?

Isso gerará confiança e senso de pertencimento nos colaboradores, que saberão das novidades da empresa antes de outras pessoas. 

5.3 Conte com ferramentas propícias

Existem muitos tipos de ferramentas on-line — intranet, redes sociais, e-mail marketing — que podem ser usadas para facilitar a comunicação, e a TV corporativa é uma que reúne várias delas em um único equipamento.

Essas ferramentas, por sua vez, são de grande valia para o acompanhamento do progresso de um projeto, por exemplo, no qual todos precisam estar na mesma página. Embora a comunicação cara a cara seja sempre importante, a TV corporativa pode ajudar nesse processo, economizando tempo e transmitindo a informação de forma consistente.

5.4 Planeje eventos externos

Crie oportunidades para que os funcionários se encontrem fora do escritório. Nada dificulta a comunicação mais do que quando há funcionários da empresa que não se conheceram verdadeiramente. Planeje uma festa de férias ou uma hora feliz após o trabalho. Isso também dá aos funcionários algo a desejar, o que pode facilitar melhor engajamento e comunicação mais forte.

5.5 Meça a eficiência da sua comunicação interna

Campanhas de comunicação interna bem-sucedidas oferecem retornos a longo prazo. Então, após investir na TV corporativa e melhorar a sua estratégia, é primordial que você sempre meça a eficiência da comunicação interna. Para fazer isso, aqui vão alguns pontos importantes:

  • analise as mudanças recentes na produtividade, nas vendas e nos lucros;
  • realize pesquisas sobre a felicidade dos funcionários e a realização do trabalho;
  • reveja as últimas taxas de retenção de pessoal.

Viu só? A TV corporativa chama mais a atenção dos empregados do que murais estáticos ou e-mail, pois tem programação customizada e dinâmica, além de utilizar linguagem similar à dos canais da TV aberta. Outro ponto importante é que a ferramenta possibilita o alinhamento da comunicação interna da empresa, o que permite maior integração do time.

Com o planejamento certo, você pode implementar um sistema desse na empresa e ainda melhorar a comunicação interna de forma versátil, moderna, efetiva e dinâmica. Como resultado, terá maior participação e engajamento entre os funcionários, disseminação da cultura organizacional, eventos, metas alcançadas etc., o que interferirá não só na maior facilidade de gerenciamento, mas também na produtividade geral.

Se você gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre o assunto, que tal conferir o nosso post sobre os benefícios de inserir a digital signage no plano de comunicação interna? Nós nos vemos por lá!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"