Saiba como as grandes empresas têm inovado na estratégia de comunicação

Com a necessidade de propagar informações de maneira mais eficiente, a comunicação passou a ser uma preocupação constante de muitas das grandes empresas. Isso se deve à acirrada competição do mercado, que evidencia a importância de se escolher os melhores recursos para a comunicação interna e externa do negócio.

Melhorar o diálogo com colaboradores, clientes e fornecedores traz diversos benefícios. Entre eles, estão o estabelecimento e a promoção da cultura corporativa, assim como a atração e a fidelização do público.

Grandes empresas já adotaram medidas inovadoras na estratégia de comunicação. Quer conhecer algumas tendências e obter resultados tão positivos quanto os dessas líderes de mercado? Continue a leitura!

Inbound marketing

Na contramão das técnicas tradicionais de marketing — nas quais, muitas vezes, o público tinha sua atenção roubada das tarefas diárias —, o inbound marketing veio como uma nova forma de atrair e manter clientes.

Também conhecido como marketing de atração, trata-se de uma metodologia de Marketing Digital que objetiva atrair o interesse das pessoas por meio da criação e do compartilhamento de conteúdo relevante, com foco no público-alvo.

As grandes empresas que adotam essa tática buscam permissão para dialogar com seus potenciais clientes de forma direta, impactando-os com conteúdos. Assim, eles se sentem confiantes a ponto de permitirem uma aproximação e estabelecerem um relacionamento saudável de longo prazo, que pode resultar em venda.

Mídia online

A mídia online é constituída por todas as formas de anúncios que necessitam de internet e ferramentas digitais para serem vistas pelos consumidores de uma marca. Trata-se de uma opção perfeita para quem quer fazer anúncios segmentados e ser encontrado pelos clientes que realizam buscas no Google.

Com um custo relativamente baixo para criar estratégias eficientes, a mídia online é a prova de que não é necessário um investimento dispendioso para se obter bons resultados com o marketing.

Isso porque, diferentemente do que acontece com a mídia tradicional, com menos de R$ 100,00, qualquer empreendimento — ainda que de pequeno porte — consegue divulgar seus produtos e serviços. Entre os exemplos de mídias online mais usadas pelas grandes empresas, é possível destacar:

  • anúncios de links patrocinados;
  • anúncios incorporados aos vídeos online;
  • banners em sites, portais e demais veículos de comunicação;
  • anúncios segmentados em mídias sociais.

Blog corporativo

O blog corporativo pode ser uma ferramenta de comunicação poderosa para educar o público-alvo com conteúdo relevante. A partir dessa ação, as pessoas de fora passam a conhecer a marca, ao passo que o conhecimento também é disseminado entre os colaboradores.

Vamos focar, inicialmente, em um blog capaz de atrair e fidelizar o público-alvo. Nesse primeiro caso, o ideal é prezar por um conteúdo realmente significativo e atualizado, que agregue valor ao usuário. Além disso, é fundamental ter comprometimento, dedicação e interação com os leitores.

Esse recurso também pode ser usado na comunicação interna da empresa e no fortalecimento da cultura organizacional, contribuindo para uma maior interação e mais engajamento entre equipes e colaboradores.

Em um blog corporativo, é possível publicar os últimos acontecimentos da empresa, as decisões estratégicas, recados do RH e notícias que possam ser interessantes aos colaboradores, por exemplo. Inclusive, essa pode ser uma ótima forma de conhecer e entender a percepção de seus empregados.

Mídia Out of Home

Outra inovação de comunicação que tem sido muito adotada pelas grandes corporações é a Mídia Out of Home (MOOH). Essa ferramenta é bastante popular e consiste, basicamente, em atingir o público-alvo quando ele está fora de casa.

As pessoas estão se movimentando constantemente e acabam não interagindo tanto com os meios tradicionais e fixos de comunicação — como TV, jornais, revistas e rádio. Portanto, a MOOH é uma alternativa inovadora, criativa e eficiente, capaz de externar a informação que a empresa deseja sem desconsiderar o perfil de seu público-alvo.

Alta captação de público, segmentação, flexibilidade geográfica, exibição contínua da campanha e custos de implementação acessíveis são algumas das vantagens da Mídia Out of Home, com a qual sua companhia é capaz de:

  • fornecer informações sobre a marca, os produtos e os serviços de maneira dinâmica e rápida;
  • investir em algo que verdadeiramente traz resultados;
  • controlar ações;
  • comunicar-se com o consumidor.

Aplicativos empresariais

Já pensou em dar outro sentido aos smartphones de sua equipe? Atualmente, existem muitos aplicativos que servem como ferramentas para uso profissional, auxiliando na organização do trabalho e permitindo o arquivamento de documentos, por exemplo.

Essa solução é empregada por meio de softwares especializados. Ela é usada para identificar tendências de comportamento da equipe de trabalho, incitar a colaboração e agilizar o processo de comunicação.

Em suma, as facilidades de uma comunicação integrada colaboram para que a gestão reduza o tempo gasto com operações desnecessárias. Dessa forma, é possível poupar tempo e energia para atividades que gerem resultados financeiros para a empresa.

Conheça alguns aplicativos que vão facilitar a rotina de seu negócio:

  • Trello: app de realização de tarefas que contribui para a coordenação do que está acontecendo, de forma transparente, entre a equipe;
  • Evernote: aplicativo que serve para auxiliar os profissionais na organização de rotinas e prazos, no agendamento de eventos e, até mesmo, no armazenamento de comprovantes financeiros;
  • Google Docs: com ele, você pode abrir, editar e salvar seus documentos do pacote Office, como Word, PowerPoint e Excel;
  • Slack: software que tem o objetivo de agilizar a comunicação, possibilitando a criação de grupos para a equipe tratar de projetos;
  • MindMeinster: promete favorecer e engajar os colaboradores em brainstorms, para, assim, alinhar o trabalho de toda a equipe e facilitar a tomada de decisão.

TV corporativa

TV corporativa vem sendo uma das ferramentas mais utilizadas pelas grandes corporações para revolucionar a comunicação empresarial. Afinal, trata-se de uma proposta que simplificou, agilizou e melhorou o processo de passar informações.

De forma resumida, a TV corporativa é um canal de comunicação exclusivo. Nele, a empresa é capaz de compartilhar conteúdos e divulgar informações interna e externamente, para colaboradores e comunidade.

Conheça alguns benefícios de ter uma TV corporativa em sua companhia:

  • aumento do engajamento e da motivação do pessoal: ao demonstrar preocupação em se comunicar de forma transparente, os colaboradores se sentirão confortáveis e pertencentes à empresa;
  • redução de custos com treinamento: a TV corporativa pode servir para centralizar conteúdos e distribuí-los para diferentes dispositivos. Dessa forma, você consegue aplicar treinamentos online;
  • comunicação rápida e clara: favorece a transmissão de mensagens de uma maneira mais próxima de seus colaboradores;
  • segmentação do conteúdo: com a TV corporativa, você tem a possibilidade de segmentar o conteúdo e trabalhar aspectos pontuais em cada equipe.

Essas são algumas das tendências adotadas pelas grandes empresas para inovar em suas estratégias de comunicação de forma geral. E você também pode ser capaz de alcançar resultados incríveis por meio dessas alternativas.

Gostou de nosso artigo? Que tal ver 7 cases de campanhas em Mídia Out of Home que vão inspirá-lo? Até a próxima!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"