Software grátis de mídia digital indoor: quais os riscos?

Muitas empresas têm encontrado na mídia digital indoor, uma interessante alternativa para divulgar sua marca, por meio de conteúdos exibidos nas telas eletrônicas dos mais variados locais. Normalmente são escolhidos lugares, eventos ou ocasiões que tenham relação com o público-alvo e com a identidade da marca da contratante, de forma a transmitir uma mensagem à pessoa certa e no momento certo. Muitas utilizam um software grátis de mídia digital indoor.

Um exemplo: a empresa pode optar por determina região da cidade, por shopping centers para público de classe C, ou até mesmo para jovens em uma feira ou show – a segmentação varia de acordo com o objetivo e posicionamento da marca.

Mas, nesse cenário, há outro fator que deve ser observado: os riscos de software grátis de mídia digital indoor. Isso mesmo, as empresas que buscam ferramentas gratuitas na hora de veicular suas mídias digitais indoor precisam estar atentas, pois às vezes o barato pode sair mais caro do que se imagina.

Para ajudar você a conhecer os riscos de software grátis de mídia digital indoor, elencamos os 5 principais contratempos dessa opção. Descubra-os agora!

1. Parece de graça, mas não é

Sempre existe aquela versão disfarçada de gratuita, mas que na verdade é o que costumamos chamar de “freemium” (“free” + “premium”). Nessa situação, você até consegue uma versão “sem investir financeiramente”, mas a mídia usada também terá utilidade para o fornecedor.

É possível que o conteúdo de sua marca apareça junto a propagandas de terceiros. Ou seja, sua empresa está pagando sim a publicidade de terceiros, pois são exibidos anúncios de outras marcas no meio de sua programação. O resultado disso é a diminuição do foco em seu conteúdo e da eficiência dos resultados daquela comunicação para seu negócio.

Existem ainda as versões trial, que são gratuitas no primeiro mês ou na primeira semana, mas depois desse período é preciso pagar. Se o software for 100% gratuito, estude o quanto suas estratégias precisam de uma boa operação do produto, pois não há garantia que seu funcionamento seja eficiente.

2. Falta de suporte ao cliente ou backup de informações

Quando você tem algum problema com software gratuito você recorre a quem? Ninguém, não é mesmo? Isso acontece porque esse tipo de serviço está incluso nas ferramentas pagas, mas não há essa opção para sistemas grátis.

Esse problema é um dos principais riscos ao utilizar esse tipo de software. Afinal, ferramentas tecnológicas têm suas particularidades e imprevistos podem ocorrer. Eventualmente, você precisará sanar uma dúvida, solicitar melhorias, questionar alguma falha, resolver algum imprevisto.

Nessa hora, o suporte ao cliente é fundamental. Imagine que seu software gratuito, por algum bug de sistema, está reproduzindo todo o conteúdo de sua mensagem na cor rosa. Quem resolverá esse problema? Em quanto tempo?

Mais uma vez, o responsável pela ação perderá tempo tentando e achar uma solução e pode ser que não encontre. A consequência é que você terá perdido o dinheiro investido nessa divulgação.

Outro ponto é o backup de informações. Ao desenvolver um projeto com um programa pago, o conteúdo é salvo e armazenado para sua veiculação. Mas, no caso de ferramentas gratuitas, não há certeza de que uma falha técnica não acabe com todo o projeto desenvolvido.

3. Sem garantia de funcionamento – “Cada um por si”

Quando você paga por um software você recebe em troca a garantia do fornecedor que aquele sistema irá funcionar. Todo o suporte técnico necessário é acionado para que tudo flua de acordo com o combinado. Qualquer problema é resolvido pela empresa contratada.

Porém, o mesmo não ocorre quando se utiliza um software grátis. Não há garantia nenhuma de que o sistema será executado de maneira correta e, caso não funcione você, não terá como reclamar, pois não está pagando por aquilo.

4. Vulnerabilidade de segurança

A segurança da informação é um tema importante e que precisa ser levado com seriedade. No mundo digital existe uma série de riscos relacionados à segurança. A utilização de softwares gratuitos não extingue as chances de vírus e invasões de suas informações.

Para uma empresa, esse tipo de assunto pode ser considerado ainda mais delicado do que para a pessoa física. Afinal, as informações empresariais são confidenciais e, se acessadas por programas mal-intencionados, podem resultar em grandes problemas.

Qualquer tipo de falsa economia que coloque sua empresa em risco, não vale a pena. As ferramentas pagas são mais confiáveis e seu fornecedor tem uma real responsabilidade com os dados de sua empresa e com a segurança de suas informações.

5. Falta de monitoramento e mensuração

No marketing, basicamente tudo que se pode mensurar é mensurado. Os resultados das estratégias precisam ser monitorados e medidos, a fim de ter a garantia de sua eficiência e ajustar a rota quando necessário.

Os produtos gratuitos não oferecem essa funcionalidade, não há uma gerência daquele conteúdo e muito menos um relatório contendo os principais pontos a serem avaliados. Como entender a eficiência de uma ação se não é possível fazer um acompanhamento e medir o que deu certo e o que não deu?

Com isso é possível perceber que os riscos de software grátis de mídia digital indoor são altos e sua utilização não compensa. Se uma empresa quer investir em ações de marketing e divulgar sua marca corretamente, é necessário buscar ferramentas que gerem um resultado eficiente. Do contrário, não seria nem preciso tomar tempo desenvolvendo e elaborando estratégias de comunicação.

Utilizar softwares gratuitos pode gerar problemas na hora da distribuição dos conteúdos, tais como: problemas e falhas técnicas, falta de dados para monitoramento, dificuldade de atendimento, isso sem falar dos possíveis anunciantes que estarão em seu material. Por isso, avalie bem antes de optar por esse tipo de ferramenta, existem outras opções com um bom custo benefício e que podem trazer mais resultados e sem dores de cabeça.

Como você percebeu, existem muitos riscos em utilizar um software grátis de mídia digital indoor. Porém, é possível encontrar soluções pagas de qualidade e que possuem um bom custo benefício, como o oferecido pela HashtagTV. Entre em contato e descubra as vantagens de ter acesso a um software confiável. 

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