Tenha sucesso com os clientes usando mídia TV!

Atrair o público-alvo da sua empresa, despertando a atenção do cliente ideal para seus produtos e serviços — fazer isso hoje, fora da internet, pode parecer muito caro ou mesmo impossível. Mas, com o auxílio de canais de comunicação como a mídia TV, ou digital signage, você ainda estimula a interação, posicionando a marca com um excelente custo-benefício.

Uma grande vantagem dessa mídia é que você tem autonomia para adaptá-la da maneira mais eficiente para o seu negócio, inclusive fortalecendo a cultura corporativa. Assim, além de inovar, você se destaca da mídia impressa usando movimento nos anúncios e integrando a programação com informações em tempo real.

Então, quer entender como isso funciona? Descubra neste artigo como usar a mídia TV para criar divulgações de sucesso!

Defina seu público-alvo e objetivo

Assim como qualquer campanha de marketing, o objetivo é o que diferencia ações aleatórias de uma estratégia eficaz. Então, determine uma meta realista e compartilhe com toda a equipe envolvida de forma clara.

Com a versatilidade da mídia TV, ou sinalização digital, você pode querer aumentar as vendas, agilizar o atendimento ou estimular o acesso das suas páginas em redes sociais.

Descubra também quem é a persona da sua empresa. Reúna as informações dos canais de comunicação, linguagem e tipo de conteúdo que o seu cliente ideal normalmente consome.

Se a persona de um supermercado, por exemplo, gosta de assistir às novelas dos canais abertos, talvez uma programação com essas celebridades dando dicas culinárias e de limpeza sejam muito atrativas.

Segmente suas mensagens

Diferente das TVs que carregavam a programação com pendrives ou CDs, o digital signage pode ser programado em tempo real e de forma remota. Mas, para não perder o foco, é fundamental saber para quem você está falando.

Você pode, por exemplo, montar uma grade de conteúdos diferentes para cada ponto, principalmente se perceber que a audiência não é a mesma. Também pode pensar na distribuição dos pontos para atingir seu prospect nos estágios do funil de vendas.

Enquanto instalações próximas à porta ou em um ambiente externo precisam estar mais voltadas para atrair e entreter, como no topo do funil, TVs perto do caixa ou das prateleiras de produtos podem incentivar a venda, auxiliando o consumidor na decisão de compra.

Produza conteúdos atrativos e de qualidade

Uma das principais técnicas de marketing digital, o inbound marketing conta com a entrega de informações relevantes como principal ativo para atrair mais visitantes para o site. Da mesma maneira, na sinalização digital é preciso exibir conteúdos que são de interesse da sua audiência.

Para aumentar a diversificação de entretenimento e tornar sua mídia ainda mais atrativa, use o YouTube para ampliar a programação.

Nesse sentido, lembre-se da qualidade das imagens exibidas e use sempre movimento. Para ambientes em que as pessoas estão só de passagem, os vídeos devem ser mais curtos e com movimentos mais rápidos do que em lugares de espera.

Outro ponto importante de se observar é a duração da sua playlist, para que as propagandas não se repitam muito para um mesmo público.

Integre a sua mídia TV com plataformas online

Hoje, o uso das redes sociais é uma das principais formas de os usuários se comunicarem pela internet.

As pessoas já estão habituadas a se expressar com mais facilidade nesse meio, que confere uma certa informalidade, transparecendo um ar de verdade nos depoimentos. Diante disso, que empresa não deseja aumentar o engajamento nas redes sociais?

Com o digital signage, você estimula a participação dos seus prospects e clientes, além de ajudar a solucionar dúvidas de outras pessoas.

Grandes eventos, por exemplo, podem usar o Social Media Wall, um telão que exibe em tempo real a página de uma empresa nas redes sociais. Além de impactante, essa estratégia aumenta o relacionamento da marca com o público.

Crie engajamento com programação em tempo real

Explore opções que são atualizadas constantemente e gere ainda mais interesse! Previsão do clima local, últimas notícias de um portal on-line e cotação de moedas são algumas alternativas.

Pense em possibilidades simples e criativas, como uma oferta relâmpago ou um cupom de desconto direcionado apenas para quem estiver visualizando a sua mídia TV. Também, determine um prazo ou limite a quantidade de unidades para estimular as compras.

Outra informação importante que pode ser gerenciada pelo digital signage são as senhas. Afinal, além de agilizar o atendimento, respeitando a ordem de chegada e prioridades, a chamada de senhas gera atenção e visibilidade para outros comunicados.

Desenvolva comunicações rápidas e claras

Imagine cláusulas de um contrato ou termos da política de privacidade de uma empresa: essas são informações específicas e muito detalhadas, que exigem a concentração do leitor. Agora, pense em uma animação de 30 segundos a um minuto, explicando sobre condições exclusivas de compra. Melhor, não?

Na mídia TV, é preciso entreter, mas também é possível informar, criar comunicações de fácil entendimento. Então, ao planejar suas produções, considere qual é o tempo médio a que cada pessoa ficará exposta à sinalização digital e verifique se é possível para os espectadores entenderem facilmente a mensagem que você deseja transmitir.

Lembre-se: imagens com muito texto ou diversas informações ao mesmo tempo dispersam a atenção e costumam confundir o prospect, que não entende a chamada para ação.

Escolha uma plataforma eficiente

Muitos fatores devem ser levados em conta na hora de decidir qual é o melhor software para Mídia TV. Para descobrir se o serviço é de qualidade, observe se a proposta que você deseja contratar atende a todas as ações do seu plano.

Também, fique atento se é possível personalizar a programação e fazer uma integração com as redes sociais. Descubra se os dados exibidos são atualizados em tempo real, e se existem métricas e relatórios para mensuração das suas ações.

Caso as opções não atendam ao seu projeto ou ainda haja alguma dúvida, entre em contato com a empresa. E avalie o atendimento recebido também — afinal, será por ele que você resolverá problemas e dúvidas depois da contratação.

Enfim, viu como é possível criar campanhas incríveis com a mídia TV? Você otimiza o relacionamento com sua audiência, divulgando produtos, promoções e princípios da empresa.

Aproveite, então, esse canal de comunicação para conseguir um excelente ROI (Retorno Sobre Investimento), garantindo um alto desempenho! Afinal, com a sinalização digital, você favorece um dos ambientes de maior conversão, que é o ponto de venda.

E aí, entendeu a importância e eficácia da mídia TV? Sobrou alguma dúvida sobre como desenvolver a sua estratégia de sucesso? Deixe-nos o seu comentário e compartilhe sua dificuldade ou experiência conosco!

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