Tire aqui suas principais dúvidas sobre conteúdo interativo

Comunicar-se com o público-alvo de maneira eficiente é uma das principais demandas do marketing digital, o que faz com que novas estratégias surjam a cada dia. Entre elas, está a produção de conteúdo interativo.

Esse tipo de ação visa uma aproximação mais espontânea e orgânica entre empresas e pessoas que consomem seu conteúdo, em uma troca em que os dois lados se beneficiam de forma muito produtiva.

Ficou curioso para saber mais sobre o que é conteúdo interativo? Neste post você vai tirar todas as suas dúvidas e conhecer mais sobre essa estratégia. Confira!

O que é o conteúdo interativo?

Com os avanços das redes sociais e das plataformas digitais em que marcas podem se posicionar, proporcionalmente aumentou a necessidade de ter uma interação mais precisa com o público-alvo. Falar com quem interessa, da maneira certa e de forma produtiva é o que as empresas buscam por meio das estratégias de marketing digital.

Entre os principais recursos, atualmente, o conteúdo interativo tem sido uma ferramenta muito interessante e que tem trazido bons resultados, devido a sua alta capacidade de engajar.

Oferecer ao público de uma determinada marca a oportunidade de participar em determinado momento, dá a sensação de pertencimento e envolvimento, o que faz com que essa relação seja mais próxima e menos artificial.

A interação é uma das demandas mais relevantes no momento atual da internet e do aumento da relação entre marca e consumidor. O público atualmente busca mais participação, influência e aproximação, fatores que o conteúdo interativo oferece, já que ele dá voz e relevância a quem navega pela web e busca coisas do seu interesse, inclusive maior contato com as empresas que consome e se identifica.

Essa interação pode vir de diversas formas: por meio de questionamentos ao público, por chamadas para interagir em vídeos, em propostas de participação de games que ofereçam um resultado relevante em nível de conteúdo e em qualquer outra ação em que seja possível interagir de forma interessante.

A visão dos consumidores

Em uma timeline com um fluxo de conteúdo cada vez maior, é natural que os usuários de redes sociais busquem algo que fuja do tradicional. Vídeos, textos e imagens são os formatos de mídia e publicações mais comuns, mas que só oferecem ao público a posição passiva. Já no conteúdo interativo isso muda, com o usuário passando a ser protagonista ou, ao menos, ter um papel importante no que está acontecendo.

Essa possibilidade de participar de algo dá autoridade e sensação de importância ao público-alvo, que se sente incluso no cotidiano da marca em questão. A partir do momento que há essa aproximação, o engajamento é conquistado.

Por que produzir conteúdo interativo?

É importante observar quais são os principais benefícios desse tipo de estratégia para ter um raciocínio completo e claro sobre o que ela pode trazer de benefício para uma empresa.

De várias formas ela permite um engajamento, que é uma das importantes demandas atuais. Que tal conferir alguns dos motivos e benefícios para investir em conteúdo produtivo?

Forte tendência

Ficar para trás não é um bom negócio na web. Atualmente, o conteúdo interativo é uma forte tendência e é capaz de gerar muitas conversões para as empresas, que cada vez mais identificam essa possibilidade. Investir é se manter relevante, especialmente diante dos concorrentes.

Dinamismo

Gerar conteúdos mais tradicionais, como um post, exatamente como este que você está lendo, é fundamental, mas nem todo usuário vai ter paciência para ler. Os conteúdos interativos têm maior capacidade de prender a atenção e realmente oferecer algo importante a quem está consumindo a informação.

Leads fortes

Toda vez que uma empresa consegue dados sobre seu público que, posteriormente, podem se transformar em oportunidades de vendas, um lead é conquistado. Com os conteúdos interativos, esses leads são ainda mais fortes e o motivo é simples: se esse usuário interage, naturalmente ele mostra suas preferências e seu perfil, o que é fundamental para que as empresas colham informações importantes para, mais tarde, direcionar conteúdos ainda mais precisos.

Quais os principais tipos de conteúdo interativo?

O conteúdo interativo pode ser feito de diversas formas. As possibilidades são inúmeras e envolvem vários tipos de mídias, entre elas, duas principais e que se mostram como soluções muito interessante às empresas: vídeos interativos e mídia out of home. Vamos conhecer mais sobre ambos?

Vídeos interativos

Os vídeos são uma das formas de mídia em que o usuário tem uma posição mais passiva, em que se limitam a consumir o conteúdo. Já na versão interativa esse quadro muda completamente, aliando uma das formas de conteúdo mais consumidas a um modelo em que, além de receber informações, o usuário vai poder participar.

Tendo em vista que a projeção para 2019 é que 80% do tráfego de internet seja em vídeos, essa é uma estratégia interessante.

Na versão interativa, os usuários podem acessar links disponibilizados na tela durante a reprodução do conteúdo, visualizar informações adicionais, votar em enquetes, participar em modelos que se comportam, como games, e de uma forma geral, se sentir parte da produção daquela mídia.

Mídia Out of Home

O modelo de mídia out of home segue bem o seu nome: vai até o consumidor quando ele está fora de casa, em diversos pontos. Sabe aquelas telas que você vê nos aeroportos, universidades, lojas e em shoppings? Elas são as principais ferramentas desse tipo de estratégia, sempre oferecendo algo relevante ao público e em um momento crucial.

A grande proposta por trás da mídia out of home é atingir o consumidor em um momento preciso, em que ele esteja considerando consumir um serviço ou comprar um produto, ou em que simplesmente ele esteja esperando por algo, então está disposto a consumir uma informação interessante para passar o tempo.

Dessa forma, essas telas que estão espalhadas por aí estão sempre com o propósito de fazer diferença para uma empresa, oferecendo algo importante e pontual ao consumidor, de forma que isso faça diferença na decisão final dele.

O conteúdo interativo é uma estratégia muito precisa e que oferece resultados importantes. Entender como o público se comporta com as interações, permite cada vez mais oferecer algo relevante, melhorando o fluxo de conversões e o engajamento.

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