TV corporativa: veja os conteúdos que você pode passar na sua empresa

Há algumas ferramentas de comunicação interessantes no mercado, que podem ser bastante úteis para a divulgação e a interação dentro de uma empresa. Existem as redes sociais, os murais, os jornais da empresa, os memorandos e também a TV corporativa. Você já conhece algo sobre ela?

Com o costume atual de experimentar a vida por meio de telas, usar o movimento da televisão e do audiovisual para transmitir informações tanto dentro da sua empresa, quanto para os seus clientes, pode ser uma ótima ideia. Não é só muito estimulante, mas também eficiente.

Quer saber mais a respeito da TV corporativa e quais conteúdos podem ser exibidos para revolucionar a sua comunicação empresarial? Acompanhe o post de hoje!

O que é TV corporativa?

A TV corporativa, ou digital signage, é uma solução que agrega um ou mais canais de conteúdo audiovisual dentro da empresa. Os aparelhos são dispostos em pontos estratégicos, preferencialmente em locais de grande circulação de pessoas (corredores, recepções e salas de reunião, por exemplo).

Por meio da televisão, são transmitidos conteúdos específicos, visando informar e melhorar a comunicação interna. Obviamente, os programas podem, ainda, entreter os colaboradores. A programação pode se assemelhar à de uma TV aberta, com conteúdos específicos para cada assunto escolhido pela gerência da organização.

A ideia é que os telespectadores, ou seja, os seus funcionários, estejam muito à vontade para assistir ao que é transmitido e, consequentemente, sintam-se mais próximos da empresa. A grande vantagem da TV corporativa está justamente no apelo visual, que atrai a atenção de quem passa e traz as informações que são úteis e necessárias para o público-alvo.

A programação poderá ser segmentada, dependendo de onde estão localizadas as telas; os conteúdos exibidos podem ser direcionados àquelas pessoas que transitam diante das televisões com mais frequência.

Por que ter uma TV corporativa?

Quando se fala do uso da TV digital para públicos externos, muitos são os benefícios conhecidos para garantir o sucesso como o alto impacto e a capacidade de influenciar na decisão de compras dentro dos pontos de vendas. E essa perspectiva não é diferente dentro das empresas, a TV corporativa é uma poderosa ferramenta.

Tanto para otimizar a gestão de informação, quanto para a capacitação e engajamento, a TV interna apresenta algumas vantagens como veículo de comunicação com a sua equipe, como:

1. Visibilidade

Existem muitos canais que são eficazes para a comunicação interna, mas será que os seus colaboradores têm o mesmo interesse tanto em ler memorandos quanto em acompanhar as últimas atualizações das redes sociais que participam? Como já falamos neste texto, a tela está presente no cotidiano da sociedade, e isso não é diferente dentro da sua empresa.

Apresentar uma TV interna com conteúdo de qualidade e relevante para o perfil dos seus colaboradores é uma forma de realçar a mensagem que a sua empresa deseja levar. Escolha pontos de destaque, em que o impacto será maior.

2. Segmentação

Os relatórios apontam que algum setor teve uma queda considerável na performance e é preciso lembrar a um time específico sobre a remarcação de uma reunião? Com a TV corporativa é possível direcionar mensagens diferentes para cada ponto existente. Dependendo do software contratado, você ainda conta com a vantagem de alterar a programação remotamente, em tempo real.

Atualize os conteúdos de acordo com as necessidades e observe quais são as melhores estratégias para públicos distintos. Lembre-se que pontos de passagem, como corredores e elevadores, precisam de conteúdos mais rápidos e com maior movimento, ao passo que a programação de lugares, como o refeitório ou a sala de reuniões, podem conter mensagens com maior duração.  

3. Diretividade

Você se lembra da brincadeira de telefone sem fio? Pois é, na comunicação esse efeito pode ser chamado de distorção ou ruído. A diretividade é a qualidade de garantir que a mensagem será entregue ao destinatário sem desvio do sentido, que muitas vezes ocorre quando um comunicado é transmitido da diretoria para toda a empresa, sendo repassado até alcançar a todos.

Assim como a TV corporativa garante essa entrega de forma eficaz, ela pode também estimular a diretividade em outras vias de comunicação. Por exemplo, certas máquinas têm apresentado um mesmo tipo de defeito e os funcionários não sabem como agir. A empresa pode divulgar quem é o responsável pela manutenção e apresentar as formas de contatar essa pessoa.

4. Atratividade

Por que será, que mesmo com tantas novas mídias, a TV é ainda hoje o veículo de comunicação mais caro, podendo cobrar milhões de dólares por comerciais de 30 segundos? Um dos principais motivos é a capacidade de atrair o público. Com uma programação que combina informação relevante e entretenimento, o telespectador se sente atraído, demonstrando interesse.

Aproveite a oportunidade dessa estratégia de sucesso com um melhor custo-benefício, que é a TV corporativa. Nela você cria a própria programação, podendo usar outras fontes, como os portais de notícias. Leve valor para os seus colaboradores, ao mesmo tempo em que você faz comunicados importantes para a empresa.

5. Acessibilidade

Com a TV interna você garante que todos terão a comunicação à disposição. Não é preciso ter algum dispositivo, tecnologia ou conhecimento avançado. Essa é uma maneira de democratizar a informação, abrindo a estrutura da empresa para o diálogo, quando usada nessa direção.

Isso não significa que você deve montar uma programação voltada apenas para os funcionários que não têm acesso à internet, por exemplo. Inclua estratégias que integrem os diversos canais de comunicação interna, educando seus colaboradores a acessar todas as plataformas que a empresa oferece.

6. Engajamento

É quase impossível falar dos benefícios da TV Corporativa sem citar o engajamento, afinal, é um canal que estimula a interação entre os funcionários e o emprego de outros meios de comunicação. Use a criatividade para incentivar a participação, seja com a apresentação das redes sociais ou com a exibição de vídeos, fotos e depoimentos.

Essa ferramenta, além de informar, pode trazer seus funcionários para mais perto da sua empresa. Descubra a seguir, algumas formas de criar a melhor programação para os seus colaboradores.

Quais são os conteúdos ideais a serem transmitidos?

Para estabelecer uma comunicação efetiva com os funcionários, centralizando seu conteúdo e mantendo a sua equipe informada, alguns aspectos podem ser explorados. Com a TV corporativa, você gerencia os conteúdos que precisam ser apresentados, planejando a interação de toda a equipe. Observe alguns exemplos:

1. Canal de diálogo

A boa comunicação interna é fundamental. E o canal de diálogo pode transmitir as regras da empresa, por exemplo. Ou, ainda, divulgar datas importantes, eventos ou festas corporativas. Ao fortalecer a cultura empresarial, você perceberá um time mais engajado e uma padronização na postura e atendimento com os prospects e clientes nos diversos estágios do funil de vendas.

Esse conteúdo pode, ainda, trazer informes, como dicas de segurança ou recados do setor de recursos humanos. E para complementar toda essa noção informacional, algumas notícias gerais como o clima local, manchetes dos principais portais de notícias e a cotação de moedas também são bem-vindas. Faça pesquisas sobre as preferências dos seus colaboradores e entregue conteúdos relevantes.

2. Imagem da empresa

A TV corporativa pode fortalecer a imagem da empresa por meio de sua programação. Explorar assuntos, como ações humanitárias, ambientais ou filantrópicas que são realizadas, demonstra a preocupação da empresa com a sociedade. Compartilhar esses eventos dentro da organização contribui para um ambiente no qual os funcionários acreditam fazer parte de algo maior.

Atitudes como essas impulsionam uma imagem positiva, que aproxima os colaboradores (e até mesmo os visitantes) de sua marca. Fundamental para fidelizar clientes e até mesmo encantá-los, é a capacidade de fazer com que a empresa aja em sinergia e colaboração, desenvolvendo equipes apaixonadas pelo que fazem e pela empresa em que atuam.

3. Treinamentos

Manter os funcionários capacitados é sempre muito importante. Na TV corporativa, é possível exibir treinamentos por meio de palestras, que podem ser transmitidas ao vivo ou em um horário escolhido. Essa é a chance de empresas com filiais integrarem as equipes, gerando um sentimento de comunidade, em que todos se reúnem para o aprendizado e a trocas de experiências.

Você também pode disponibilizar esses materiais para os seus colaboradores assistirem em algum momento diferenciado, atendendo às necessidades de horários da equipe. Explore o potencial que essa ferramenta pode trazer para o seu negócio e estimule os funcionários a criarem vídeos compartilhando dicas e também sugerindo tutoriais e infográficos com explicações que melhoram processos ou ajudam os clientes.

4. Palavra do presidente

O reconhecimento a ações da equipe e as notícias provenientes do líder da empresa podem ser também exibidos em sua programação. Isso ajudará na aproximação com a equipe e na valorização dos funcionários. O presidente pode apresentar algumas palavras para manter as pessoas atualizadas sobre os resultados alcançados no período e aproveitar para parabenizar o grupo ou alguns setores.

A aparição do líder pode ser cativante e significará que o ocupante do maior cargo da empresa separou um tempo para registrar seu incentivo aos envolvidos — uma maneira de mostrar consideração. Se possível, crie um programa que aproxima essa imagem para o cotidiano dos colaboradores. Pode ser um quadro onde ele recebe empregados ou visita setores da empresa.

5. Redes sociais

conteúdo exibido nas redes sociais da empresa pode também adentrar a programação da TV corporativa. Fotos dos eventos promovidos, causas sociais, vídeos dos colaboradores, comentários e feedbacks positivos. Tudo pode contribuir para uma programação divertida e que integre a equipe. Assim como na comunicação direcionada para os seus clientes, o engajamento melhora a experiência com a marca.

Se há incentivo para que os membros opinem, comentem e tenham liberdade em se expressar, o canal se destaca como uma comunicação verdadeira da empresa. Aqui a dica é a mesma para as redes sociais externas: tenha alguém responsável em responder as postagens dos colaboradores e, em caso de críticas, demonstre abertura para diálogo e reflexão.

Essas são algumas sugestões de conteúdos para transmitir em sua TV corporativa, garantindo a segurança das informações que chegam a todos os funcionários. O importante é analisar de maneira adequada as demandas e a realidade da sua empresa para produzir uma programação eficaz e útil. Desenvolva um plano da comunicação interna e aproveite os benefícios dessa mídia.

Gostou deste texto sobre quais são os melhores conteúdos para você desenvolver a programação da sua TV Corporativa? Então compartilhe o post nas suas redes sociais e colabore para a integração e engajamento de equipes!