Como aumentar o engajamento da equipe por meio de um canal interno?

Não importa se sua empresa é uma PME ou uma grande corporação, as pessoas que trabalham nela são um dos seus maiores ativos e merecem tanta atenção e cuidado quanto seus próprios clientes. Afinal, um ambiente de trabalho com funcionários sente como benefícios o aumento dos lucros e da satisfação do cliente e a redução do turnover, entre outros.

E para que você saiba como aumentar o engajamento da equipe, hoje vamos falar de um dos pontos principais para conquistar esse objetivo: os canais de comunicação interna. Acompanhe!

Por que a comunicação interna é tão importante?

Em seu mais recente estudo, State of American Workplace, a Gallup Research revelou que 70% dos trabalhadores norte-americanos não se sentem engajados com as empresas em que trabalham. A pesquisa só cobre o mercado dos EUA, mas, sem dúvidas, esse número serve de alerta para empresas de todo mundo

A comunicação é decisiva no relacionamento de uma empresa com o mercado. O grande problema é que, como mostra a pesquisa, muitas vezes gestores pecam ao focar suas preocupações em se comunicar com seus consumidores e se esquecem de que os clientes internos também fazem parte do grupo de influenciadores no sucesso da empresa.

Sua equipe também precisa obter acesso à informação. Para isso, é sempre melhor que ela seja orientada por meio de um canal oficial do que por informações imprecisas e distorcidas que chegam até ela por meio da famosa “rádio-peão”.

A comunicação interna é justamente o processo de interagir com quem está todos os dias trabalhando pelo sucesso da organização. Seus colaboradores são seus parceiros, e quanto mais bem informados eles estiverem, mais envolvidos com sua missão de negócio eles estarão.

Como aumentar o engajamento da equipe com canais internos?

A qualidade da comunicação interna depende muito da abrangência dos canais utilizados, que devem atingir todos os colaboradores, transmitindo as informações com clareza e com agilidade.

Assim, é importante avaliar e aperfeiçoar os meios tradicionais, apostando também nas soluções tecnológicas já disponíveis. Veja as principais delas abaixo:

Invista em uma newsletter

A newsletter é uma forma de e-mail marketing comumente ligada à comunicação com consumidores, mas a verdade é que ter uma para seu time interno é tão importante, senão mais, do que investir nas mensagens para quem compra de você. Ela serve para divulgar informativos e alinhar os principais acontecimentos da empresa com aqueles que são seus principais porta-vozes.

Aposte no digital signage

O digital signage pode ser incrivelmente poderosa. Ela pode ser usada para reforçar sua cultura e seus valores, para informar sobre eventos locais, para trazer as últimas notícias rapidamente e até para gerar mais tráfego na intranet.

Este sistema é um diferencial para realmente “inverter o jogo” e aumentar o engajamento da equipe por meio de canal interno, especialmente naquelas organizações em que os colaboradores estão em trânsito dentro das dependências da empresa a todo momento.

Tenha uma programação interativa

Ao associar a digital signage a uma programação interativa, é possível integrar redes sociais, programar inserções de imagens e vídeos, escrever e customizar um layout para mensagens real time, entre outras ações.

Isso tudo permite que você ganhe em engajamento e melhore o relacionamento com os seus colaboradores, possibilitando mais produtividade e lucratividade para a empresa.

E para que você aprenda ainda mais os benefícios dessa estratégia, leia também nosso post sobre como inserir a digital signage no seu plano de comunicação interna e aumentar o engajamento da equipe!