Como criar campanhas e promoções para a Black Friday

As campanhas para Black Friday já invadiram o comércio de todo o mundo e são ótimas para impulsionar as vendas no fim do mês de novembro. Mas, você sabe como surgiu a Black Friday?

A sexta-feira negra (tradução para Black Friday) com descontos começou por volta dos anos 60 nos EUA, se popularizando no início dos anos 80, quando foi criada uma teoria que usava a cor vermelha para indicar os valores negativos das caixas registradora e a cor preta para revelar valores positivos.

A fase ruim correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e durava até o fim do ano. Agora que você entendeu o significado, confira o post que preparamos e saiba como criar campanhas e promoções para a Black Friday!

Faça um plano tático e operacional

Para fazer parte da Black Friday, saiba que o trabalho começa muito antes do fim de novembro. Faça um checklist com todos os pontos que devem estar finalizados até o dia da promoção.

Isso inclui estratégias táticas e operacionais, como precificação, escala de funcionários, divulgação, escolha dos produtos, estoque, decoração da loja, distribuição e outras questões que você considerar importantes. Após isso feito, você terá um plano estratégico para começar a colocar em prática.

Gere engajamento por meio de descontos

Faça o cliente se sentir importante, oferecendo descontos especiais. Uma estratégia interessante é oferecer um cupom especial. Isso colabora para aquela sensação de exclusividade que faz a promoção ser desejada pelo consumidor. Além disso, os clientes aprenderam a esperar grandes descontos na Black Friday.

Para conseguir ofertas que encantem seus consumidores, gere engajamento com a marca e eleve sua taxa de vendas, fazendo uma análise das vendas comparando o período do ano anterior. Isso vai lhe ajudar a identificar quais foram as principais demandas dos clientes e assim você pode se planejar.

Faça uma divulgação prévia

É importante anunciar e criar expectativa com o público consumidor para atrai-lo até a loja. Envie com 36 horas de antecedência um e-mail marketing com links de compartilhamento nas redes sociais e assegure-se que sua mensagem seja relevante e gere interesse para ser compartilhada.

Sempre pense: a mensagem é objetiva e verdadeira? Meu cliente vai conseguir entender com facilidade? Ela é convincente? A mensagem e o layout estão atrativos para que as pessoas queiram compartilhar?

Atenção: não divulgue a promoção semanas ou muitos dias antes da data. É importante que o cliente perceba o valor de oportunidade. Além disso, se você anunciar com muita antecedência, vai correr o risco de derrubar as vendas do período, já que as pessoas tendem a esperar pelos descontos.

Esteja atento ao seu estoque

Lembre-se que você deverá atender a um grande fluxo de clientes — novos e já fidelizados. Por isso, fique atento ao estoque para não deixar faltar mercadorias. Semanas antes da data da promoção, entre em contato com seus fornecedores, negocie os melhores preços e assegure que você tenha variedade de produtos para a Black Friday.

Se você conseguir atender apenas demandas limitadas, é importante deixar claro na divulgação que a oferta só será válida enquanto houver estoque e comunique assim que o produto acabar.

Decore a loja com elementos da Black Friday

Para atrair os clientes, aposte na decoração interna e externa da loja. Coloque cortinas pretas na entrada, risque os preços, coloque bolas e outros elementos que remetam a descontos.

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