Como estimular reações positivas nas redes sociais?

Por muito tempo, o Facebook só permitia que você curtisse, compartilhasse ou respondesse as publicações. Porém, há pouco tempo, isso mudou. O Facebook decidiu dar um upgrade e possibilitar que os usuários tivessem mais reações aos conteúdos. Isso incentivou diversas empresas a se mexerem para estimular reações nas redes sociais.

Não é por menos, pois sabemos como é importante conseguir engajamento do público. Quem administra uma fanpage está sempre batalhando para conseguir os melhores resultados.

Quer saber a importância dessas reações e como estimulá-las? Continue lendo o artigo e confira.

A importância das reações

Empresas como o Google e o Facebook possuem um algoritmo para decidir quais conteúdos são mais relevantes. Quanto mais o conteúdo atender aos requisitos, mais destaque ele terá.

Quando as reações foram inseridas no Facebook, seu algoritmo também foi atualizado. Os posts que contêm mais reações têm prioridade na timeline dos usuários. Eles entendem que, se a pessoa mostrou uma reação, houve um engajamento maior.

Tudo o que você não quer é que suas publicações fiquem escondidas, certo?

A grande vantagem das reações é a possibilidade de conhecer o público. De acordo com elas, você consegue saber melhor o que funciona ou não. Dessa forma, suas ações podem ser direcionadas de maneira mais eficaz.

Dicas para estimular reações nas redes sociais

Use-as para conseguir respostas

Fazer perguntas é uma excelente forma de gerar engajamento nas redes sociais. Com esse novo recurso, você consegue obter retornos por meio de reações — cada uma delas pode servir para representar uma resposta.

Um exemplo de post: “Dê Like se você prefere o produto 1, ou Coração para o produto 2”. Nesse caso fictício, você publicaria uma imagem com os dois produtos para os usuários votarem via reações.

Poste vídeos e fotos

De acordo com um estudo, os vídeos recebem 40% mais reações do que as imagens. Se você quer estimular reações nas redes sociais, invista nos vídeos. Mas nem por isso se esqueça de outras formas de gerar engajamento.

Mesmo que as imagens fiquem um pouco atrás dos vídeos em popularidade, elas ainda funcionam bastante. Conforme sua estratégia, uma foto pode gerar muitas reações.

Se você for dono de uma hamburgueria, por exemplo, pode tirar uma bela foto daquele hambúrguer de picanha e publicar em sua página do Facebook. Você corre o risco de receber, entretanto, carinhas bravas dos usuários famintos.

Publique notícias relevantes

Publicar notícias relevantes ao seu segmento também costuma provocar reações. Nessa situação, você deve desconsiderar aquelas negativas, pois a resposta do público estará ligada ao conteúdo da notícia.

Caso a notícia seja boa para todo mundo, espere a chuva de corações no post! O importante é alimentar a página com conteúdos relevantes e que geram engajamento.

Dê prioridade aos conteúdos de qualidade

O mais importante de tudo é priorizar os conteúdos de qualidade. Não adianta publicar qualquer coisa sem planejamento e esperar as reações.

Caso você não seja dono de pet shop, não vai acrescentar em nada colocar a foto de um cachorrinho dando bom dia, por exemplo.

Reações: fonte de engajamento

Estimular reações nas redes sociais é mais do que um capricho. Isso mostra engajamento por parte do público e coloca suas publicações em destaque. Portanto, esse recurso deve ser levado em consideração em seu planejamento.

Quer ter acesso a mais dicas como essas e ficar por dentro de todas as novidades? Curta nossa página no Facebook.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"