Como utilizar a mídia online para fazer seu negócio crescer? Entenda aqui!

Você já parou para pensar na quantidade de pessoas conectadas e em quantas oportunidades isso pode trazer para o seu negócio? Explorar as possibilidades da web com a mídia online é um investimento poderoso para a sua empresa!

Hoje, são muitas as opções para fazer marketing e o ideal é encontrar a melhor forma de divulgar sua empresa, campanha, produto ou serviço, de modo que atinja o público-alvo com eficiência. Afinal, em um mercado tão concorrido, só sobrevive quem utiliza as melhores estratégias para fisgar o consumidor.

Pensando nisso, vamos falar sobre como utilizar a mídia online para fazer seu negócio crescer ainda mais. Acompanhe!

O que é mídia online?

A mídia online consiste no espaço publicitário disponibilizado por um blog, site ou veículo de comunicação para empresas disseminarem e promoverem seus produtos ou serviços, informações e campanhas.

Um exemplo bastante conhecido de mídia online é o banner ou anúncio em display. Ele começou como uma imagem estática nos sites, como se fosse uma revista. Porém, com o passar do tempo e com os avanços tecnológicos, surgiram os banners animados e depois os banners flutuantes — aqueles que aparecem por cima do conteúdo principal da página, em diversos formatos.

Por que investir em mídia online?

Caso a sua empresa deseje ser encontrada pelos clientes que estão fazendo buscas no Google sobre produtos ou serviços comercializados por ela, acredite: é muito importante utilizar mídias online na sua estratégia de marketing.

Além disso, a mídia online permite que você faça anúncios segmentados, isto é, que atingem apenas os potenciais clientes da sua empresa, o que confere um bom retorno sobre o investimento.

Esse tipo de mídia é muito mais acessível pois, diferente das mídias tradicionais, possibilita que qualquer negócio tenha condições de criar uma campanha de qualidade. Até mesmo as pequenas empresas com reduzida capacidade financeira conseguem divulgar os seus produtos ou serviços.

Quais os benefícios da mídia online?

Para você entender mais um pouco sobre por que investir em mídia online, vamos listar alguns benefícios de empregá-la no seu plano de mídia. Veja!

Mais conversões

Com a viabilidade de segmentar o público que terá acesso ao seu anúncio e optar pelo uso de palavras-chave relevantes para o seu negócio, a mídia online se torna a tática certeira para que a sua empresa alcance os prospects com mais exatidão.

Além do mais, atingindo o público certo, as chances de conversão são muito maiores.

Palavras-chave otimizadas

Determinar as palavras-chave relevantes para o seu negócio é um passo fundamental na sua estratégia de marketing digital. Até porque é por meio delas que a empresa otimiza a visibilidade e o posicionamento do seu site ou blog corporativo entre os resultados de pesquisas do Google.

Com a mídia online, você será capaz de perceber o real potencial de suas palavras-chave. Para tanto, basta analisar quais palavras-chave foram usadas na pesquisa pelos usuários que viraram leads ou que compraram o seu produto ou serviço.

Além disso, com a mídia online é possível descobrir novas keywords significativas para o seu negócio.

Custo reduzido

Já comentamos que as mídias online têm um custo mais em conta se comparadas às mídias tradicionais, por isso, podem ser mais vantajosas. Isso acontece porque a internet oportuniza a ação de anunciar com menos dinheiro sem comprometer a eficácia da divulgação.

Considerando a segmentação conveniente que é aplicada na distribuição da campanha na mídia online, o retorno da empresa é mais alto, o que reduz o seu investimento.

Dinamismo e engajamento

Outro ponto que difere a mídia online da mídia tradicional é a capacidade de modificar o anúncio a qualquer momento. Havendo a necessidade de alterar a campanha — devido a uma data festiva, por exemplo —, basta entrar na plataforma e fazer os ajustes que forem precisos.

Por causa do dinamismo que essa mídia proporciona, ela também gera maior engajamento dos consumidores com o material. Além disso, sua empresa pode acompanhar as reações da audiência em tempo real e constatar se a sua mensagem está agradando ou não.

Quais são os melhores canais de mídia online?

Para que a sua empresa tenha lucro, será necessário contratar profissionais especializados em canais de mídia para gerar tráfego e tornar seu site conhecido e rentável.

Nesse contexto, veja quais são os principais canais de divulgação na mídia online:

  • e-mail marketing: são e-mails personalizados que podem divulgar novos produtos, serviços, conteúdos, promoções e informações da empresa;

  • pop under e site under: são janelas com a divulgação do produto ou serviço desejado que abrem atrás da página atual quando o usuário tem qualquer ação, como clicar em um link;

  • Google Adwords: plataforma que torna possível o anúncio ser encontrado pelo público por links patrocinados usados nos mecanismos de busca do Google;

  • rede de display: publicação feita nos mais influentes sites e redes sociais, como Google, Facebook, Buscapé, UOL e blogs, por exemplo.

Como trabalhar a mídia online de acordo com a jornada de compra?

Ponderar sobre a jornada de compra do consumidor na hora de trabalhar a mídia online no seu negócio é indispensável para que a sua empresa esteja preparada para entregar uma divulgação que de fato traga os resultados esperados.

Este é o segredo para que um plano estratégico de mídia seja eficiente: fazer um planejamento de mídia online.

Para tanto, é interessante refletirmos sobre as etapas dessa jornada.

Aprendizado

Durante essa fase, o consumidor ainda não sabe ou não tem certeza de que possui um problema ou necessidade.

Em vista disso, o recomendado é utilizar a mídia de display, pois ela é um recurso efetivo para atrair novos visitantes para o site corporativo e despertar a sua consciência para um determinado produto ou serviço que possa precisar.

Reconhecimento

Para envolver o consumidor que já reconhece o seu problema ou necessidade, o ideal é adotar um tom persuasivo na comunicação da mídia online, demonstrando os diferenciais e oferecendo os benefícios do seu produto ou serviço.

A nossa sugestão é continuar aproveitando os benefícios dos displays estratégicos e atuar na rede de pesquisas do Google com as long tails keywords — as palavras-chave de cauda longa, que são mais específicas e com grande potencial de conversão.

Consideração

Usufruir das técnicas de remarketing/retargueting é uma opção adequada para este momento em que o cliente já sabe o que precisa e está avaliando as opções.

As dicas são: levar novidade que agregue valor ao consumidor (esqueça a ideia de reutilizar um banner da fase de aprendizado) e diminuir a ocorrência da veiculação, para que o usuário não se sinta perseguido.

Decisão

Nesse estágio da compra, o cliente já decidiu o que vai comprar e provavelmente utilizará o Google para isso.

Caso o consumidor tenha escolhido a sua empresa e esteja pesquisando sobre ela, invista nas buscas pagas do Google. Dessa forma, você contribuirá para o aumento de suas vendas e o fortalecimento do seu negócio de maneira mais satisfatória e rápida.

Em suma, o objetivo da sua empresa deve ser conhecer suas opções de mídia online, considerar a jornada de compra e planejar cautelosamente as suas ações. Lembre-se, porém, de contar com a orientação de profissionais especializados para otimizar a implantação e os resultados.

Quer ser avisado de outros conteúdos? Assine a nossa newsletter!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"