Digital Signage: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Uma das estratégias mais eficazes para atrair a atenção da sua audiência e se comunicar com seu público no ponto de venda, o Digital Signage — ou sinalização digital — está mais presente no seu cotidiano do que você pode imaginar. Ele vai do monitor que chama as senhas em consultórios médicos ao gigantesco letreiro digital em um prédio, destacando marcas.

Vamos te mostrar neste texto como essa solução se adapta em diversos segmentos de mercado. Normalmente usado para se comunicar, entreter e divulgar a marca, você também pode criar planejamentos para melhorar o relacionamento entre os colaboradores da sua empresa.

Confira agora o funcionamento do Digital Signage, quais as vantagens e como funciona essa ferramenta!

Afinal, o que é Digital Signage?

A sinalização digital é um tipo de MOOH (mídia out of home). Ela é uma forma de publicidade com grande alcance, baixo investimento e possibilidade de segmentação. Consiste em todo painel eletrônico instalado em espaços de circulação, sejam públicos e ao ar livre, ou internos, como em shoppings, consultórios e empresas.

Essas telas têm a programação organizada por uma empresa, com a finalidade de exibir conteúdo e informações relevantes para a sua audiência. Hoje o gerenciamento do Digital Signage é feito remotamente por computadores e até mesmo pelo celular. É possível alterar informações em tempo real e automatizá-las para que a mudança aconteça de acordo com horários ou dias da semana.

Outro uso comum da sinalização digital, que já falamos aqui, é a TV corporativa — uma forma de uso indoor para estimular os funcionários, treiná-los ou capacitá-los. Ainda é possível criar uma programação segmentada para cada setor, fortalecendo a cultura da sua empresa e alinhando os objetivos.

Como funciona essa ferramenta?

Em um primeiro momento, você precisará estudar qual o objetivo deseja alcançar e entender quais os melhores pontos para atingi-lo. Depois é preciso escolher um software adequado para as necessidades da sua empresa. Existem alguns softwares grátis, mas não recomendamos. Antes de veicular suas campanhas de DOOH (digital out of home), entenda como operar, tire suas dúvidas e faça testes.

Pronto, é simples assim! Agora para usar o Digital Signage é só planejar cada campanha e alcançar resultados de sucesso. A performance pode ser mensurada por gráficos e relatórios de fácil leitura. Para otimizar a produtividade e criar estratégias dinâmicas, em vez de atualizar manualmente sua programação com pendrives ou cds, você pode automatizar a entrega do seu conteúdo.

Quais são os principais benefícios do Digital Signage?

Produzir uma comunicação de acordo com o seu público e entregá-la nos principais pontos onde ele se encontra. Além disso, ajudá-lo no processo de compra, no momento da decisão, com informações relevantes que contribuem para o fechamento das vendas. A sinalização digital traz muitas vantagens para o seu empreendimento. Confira a seguir algumas delas:

Atrai a atenção do cliente

Quem não deseja aumentar a visibilidade da marca atraindo o público? Em estabelecimentos com filas longas, como bancos, a sinalização digital pode ajudar na organização do atendimento, mas também entreter, encantar e reduzir a percepção do tempo de espera. Pense em conteúdos que sejam relevantes para o seu público e desperte o interesse para o seu mix de produtos e serviços.

Mais efetivo do que propagandas na TV, outdoors ou a própria internet, 63% das pessoas relatam que o Digital Signage atrai sua atenção mais do que essas outras mídias. Independentemente da estratégia de marketing que você deseja usar, essa ferramenta fará o papel fundamental, que é o de atrair seus prospects.

Melhora o reconhecimento da marca

Quanto mais tempo uma pessoa usa vendo um anúncio seu, maior será a probabilidade dela lembrar da sua empresa depois. O Brand Awareness, ou a consciência de marca, indica o quanto a sua marca é positivamente lembrada, destacando-se da concorrência. Se o seu negócio usa a sinalização digital, ele é mais bem lembrado. Isso significa que ele tem um maior alcance.

Marcas com um alto Brand Awareness têm, como efeito colateral, um aumento das vendas. No Reino Unido, 84% dos varejistas veem o Digital Signage como fator para o desenvolvimento de uma consciência positiva da marca. Por meio de mensagens que reforçam uma boa experiência, eles acreditam que essa ferramenta pode otimizar a comunicação da empresa.

Promove conteúdo dinâmico

Com a presença digital cada vez mais constante, estratégias físicas têm baixo resultado quando usam ferramentas estáticas como a mídia impressa. O DOOH pode ser instalado onde o cliente potencial está, oferecendo melhores resultados. Ele cria movimento, com a possibilidade de exibição de vídeos e animações, se assemelhando à interação do usuário em plataformas online.

O conteúdo pode se adaptar a situações específicas e as informações podem ser atualizadas em tempo real, como a cotação de moedas. Além disso, em caso de imprevistos, é possível modificar as informações com agilidade. Bares e restaurantes que usam o Digital Signage podem otimizar as suas estratégias de vendas com vídeos atraentes dos pratos oferecidos, além da mudança do cardápio de acordo com os horários.

Melhora a fidelização dos clientes

Ao fidelizar os seus consumidores, você aumenta o ticket médio ou o Lifetime Value  — valor do tempo de vida do cliente, indica o quanto um cliente consome na empresa em sua linha do tempo. Além disso, cria promotores e evangelistas da sua marca. Não é à toa que todo negócio com estratégias para um bom crescimento trabalha o relacionamento com o público.

A sinalização digital consegue encantar os compradores da sua empresa a um baixo custo, com a integração das redes sociais na sua ferramenta, promovendo hashtags para campanhas da marca e depoimentos em redes sociais. Isso ainda ativa diversos gatilhos mentais, como o da prova social e da comunidade.

Entretém o público em espera

Um atendimento mais humanizado conquista seu cliente ideal e melhora a experiência com a marca, facilitando o processo de vendas. Quando existem filas, é comum surgir uma impaciência das pessoas que aguardam, além da tensão em relação à ordem de atendimento. Usar a sinalização digital ajuda a gerenciar esse serviço.

Além disso, o Digital Signage reduz os tempos de espera percebidos no check-out em até 35%, enquanto entretém e entrega informações de qualidade e segmentadas para as pessoas que aguardam. Garanta a fila prioritária e promova uma espera de maneira confortável, sem a necessidade de todos ficarem de pé até serem chamados.

Apoia o processo de decisão de compra no ponto de venda

O ponto de venda (PDV) é o ambiente em que a empresa deve ter uma excelente comunicação com seu público. Este é o momento em que você precisa mostrar ao seu cliente que seus produtos são o que ele procura e precisa. O Digital Signage ajudará você nesse processo do ciclo de compras, aumentando as vendas.

Uma em cada cinco pessoas diz se sentir impactada por TVs no PDV. Além disso, mais de 60% das decisões de compra são feitas no ponto de venda. A sinalização digital pode apresentar seus produtos, divulgar promoções e vencer objeções dos consumidores. Em colaboração com o time de vendas, use essa ferramenta para ajudar a bater as metas da empresa.

Fortalece a cultura da empresa com os colaboradores

Montar uma equipe de talentos, que veste a camisa da empresa e colabora para o crescimento do seu negócio pode parecer uma tarefa difícil. Muitas vezes você já tem essas pessoas trabalhando para você, mas elas não se sentem motivadas ou até mesmo não sabem como atuar em direção aos objetivos.

A cultura organizacional é um conjunto de valores, conceitos e técnicas que conferem personalidade ao seu negócio. Com a sinalização digital você pode promover capacitações e treinamentos em pílulas e outros conteúdos dinâmicos e atrativos. Use a DOOH para engajar os colaboradores, fazendo-os se sentirem mais próximos, ou melhor, parte da empresa.

Oferece informações relevantes para a equipe de funcionários

Alinhar os membros da empresa e mostrá-los o quanto eles são essenciais para o bom funcionamento e o sucesso é fundamental. Com a sinalização digital você ainda consegue manter todos atualizados e bem informados. É possível criar um quadro de avisos digital que ainda gera tráfego para a intranet da empresa e divulgar eventos e reuniões.

Informe notícias de última hora, destaque os bons desempenhos e compartilhe histórias de sucesso. Depoimentos de outros funcionários mostram o reconhecimento da sua empresa e podem ajudar outras pessoas ou setores a solucionar problemas. O Digital Signage é o espaço adequado para promover interação e manter seu time informado e atualizado.

Garante uma mídia mais ecológica, econômica e com melhor retorno sobre o investimento

Evite o desperdício de dinheiro e papel com a impressão de informes que podem ser veiculados no Digital Signage. É uma mídia limpa, na qual você consegue controlar a programação e até mesmo segmentar o quê e para quem deseja transmitir sua mensagem. Outra vantagem, comparando com a mídia impressa, é a capacidade de alterar as informações quando necessário.

O retorno sobre investimento (ROI), é uma excelente métrica para descobrir se o valor aplicado está contribuindo para o crescimento da empresa. Para saber o quanto seu ROI está aumentando com a ferramenta, primeiro é preciso definir qual é o objetivo das suas estratégias de sinalização digital, o período e depois comparar o ROI da mesma época no ano anterior.

Como aplicar as estratégias de Digital Signage?

Assim como outras técnicas de marketing, a sinalização digital, quando usada sem um planejamento adequado, funciona semelhante a uma loteria. Um fator decisivo para o sucesso da sua campanha é entender como funciona, estabelecer o período de atuação e documentar o plano, bem como seus fracassos e sucessos. Confira abaixo alguns passos para criar suas campanhas:

Defina o propósito dos conteúdos antes da produção final

Mesmo que a programação de conteúdos e promoções da sinalização digital possa ser alterada em tempo real, o objetivo que você deseja alcançar precisa ser estabelecido com antecedência. Assim, você saberá se suas ações estão tendo efeito e ainda terá mais segurança para mudar alguma veiculação se perceber que não está atendendo ao propósito estabelecido.

Se o objetivo é aumentar as vendas, por exemplo, estimular vendas cruzadas nos pontos de venda talvez seja uma ação eficiente. Agora, se você pretende aumentar a visibilidade da marca, a divulgação de ações que traduzem a missão, visão e valores terá um efeito mais positivo. Lembre-se que a sua campanha precisa ter um sentido de existir e uma meta para alcançar.

Segmente as mensagens de acordo com a persona

Semelhante ao público-alvo, a persona é uma forma de descobrir para quem você direcionará as suas comunicações. Ela revela informações como dados demográficos e também detalhes como maiores sonhos e problemas, além dos motivos que poderiam impedir a venda. Entenda quem é a sua audiência e personalize sua programação de acordo com ela.

Se necessário, crie campanhas diferentes para cada uma de suas personas. Tome cuidado para não ser abrangente nem querer alcançar todos os seus públicos de uma só vez. O tipo de conteúdo, a linguagem usada e até mesmo os outros canais de comunicação para os quais você poderá direcionar as suas campanhas devem ser coerentes com o seu target.

Produza vídeos curtos

Depois que você define o propósito da sua campanha e desenvolve o conteúdo de acordo com a sua persona, é a hora de selecionar e produzir os vídeos. Primeiro você precisa definir onde serão instaladas as telas, para entender sobre a duração. São instalações no elevador ou na fila de um banco?

Enquanto você deve se preocupar no primeiro caso para não ultrapassar os 30 segundos para cada vídeo, no segundo, a playlist deve ser maior que o tempo médio de espera para evitar repetições. Mesmo assim, mantenha produções de curta duração. Outro ponto importante no caso de vídeos de terceiros é checar se sua exibição não fere os direitos autorais.

Invista em conteúdo relevante e de qualidade

Ao montar a grade de conteúdos que serão exibidos para a sua audiência, podem surgir muitas dúvidas. Você tem diversas possibilidades e não existe a resposta certa ou errada, porém o mais adequado é que as informações sejam de extremo interesse da audiência. Para desenvolver conteúdos você mesmo, uma ferramenta interessante é o Google Apresentações.

Em caso de informações dinâmicas, uma tabela de jogos do Brasileirão, por exemplo, pode ser negativa para exibir em um salão feminino. Caso você tenha um blog, monte sua programação se inspirando nos assuntos mais visitados. Outro jeito de orientar sua pauta é fazendo uma pesquisa. Envie um e-mail ou pergunte nas suas lojas os assuntos de interesse dos seus clientes.

Promova a interação com os usuários

Com a tecnologia touch screen usada em algumas sinalizações digitais, é possível criar campanhas como a do Colégio Ph, no Rio de Janeiro. Um jogo foi instalado no painel do abrigo de ônibus próximo ao curso pré-vestibular, onde estudantes podiam interagir com a marca. Mesmo sem esse recurso, o Digital Signage pode ser uma estratégia para você criar interação com a marca.

Use sempre CTAs (chamadas para a ação, em português), para estimular seu público a fazer algo após ser impactado pelos seus anúncios. Pode ser visitar a página no Facebook ou conseguir um desconto ao se cadastrar no programa de fidelidade da loja. Em caso de direcionar seu público para a internet, aposte em hashtags para garantir a continuidade da comunicação.

Invista em automação

Escolher o software adequado para trabalhar com suas telas de sinalização digital poupa o trabalho de carregar uma programação diária com mídias físicas, como cds e pendrives, para exibir seu conteúdo. Além de possibilitar o monitoramento das campanhas e ainda garantir a atualização de informações, também é possível conferir em tempo real se existe algum problema com a exibição.

Quais são os maiores erros na hora de usar a sinalização digital?

Como nós já mostramos neste post, DOOH é uma ferramenta muito interessante, independentemente do tipo de estabelecimento físico que você tem. Agora confira abaixo alguns dos erros mais comuns quando as empresas montam sua programação para Digital Signage:

Informações erradas ou desatualizadas

Pode acontecer que após a produção do conteúdo algum dado informado não está mais correto ou algum conteúdo fique desatualizado. Ao contrário das mídias impressas, nesse caso é possível realizar a atualização em tempo real. Preste atenção para estar sempre atualizado, assim sua marca fortalecerá a imagem e a credibilidade.

Usar soluções para manter informações dinâmicas como a incorporação de redes sociais ou de feed de notícias é uma forma de tornar o conteúdo renovado e útil para o público. Evite portais de notícias com visões muito parciais ou abordagens sensacionalistas. Informações negativas costumam impactar de maneira ruim a experiência do seu cliente.

Falta de recursos de movimento

Um dos maiores diferenciais da sinalização digital, o recurso de movimentos como a exibição de vídeos é um dos fatores que atrai a atenção da audiência. A exibição de conteúdos estáticos é um erro que pode desperdiçar o alcance de grandes campanhas. O segredo é: quanto mais movimentado o ambiente onde as telas estiverem instaladas, maior deve ser o movimento dos vídeos.

Fique atento para ambientes como consultórios médicos ou filas de banco, onde a tendência é que o tempo de espera seja um pouco maior. Nesse caso, vídeos muito agitados podem gerar uma certa inquietação no público.

Excesso de propaganda

Assim como no marketing de conteúdo, a sinalização digital é um veículo de relacionamento entre a marca e o consumidor. Pode ser tentador, mas evite falar o tempo todo somente sobre sua marca ou seus produtos. Ofereça informações que realmente solucionem algum problema. Uma rede de supermercados, por exemplo, pode incrementar sua programação com dicas de limpeza e receitas.

Invista em um layout mais clean e personalizado de acordo com o público. Observe se as informações estão visíveis e se o tempo em exibição é suficiente para que os espectadores possam ler. Procure equilibrar a quantidade de propagandas em relação ao conteúdo oferecido e intercale a programação. Lembre-se de que o consumidor hoje é cada vez mais exigente e se aborrece com publicidades agressivas e invasivas.

Ausência de um objetivo

A sinalização digital promove alta frequência e grande alcance, mas isso pode ter um caráter negativo caso você não defina a próxima ação do seu público. Estratégias para aumentar o reconhecimento de marca precisam transmitir conteúdos que agreguem valor e conectar o espectador com a marca. Neste caso, um bom estímulo seria incentivar os prospects a adotar os princípios divulgados.

Desenvolva chamadas criativas e que sejam compatíveis com o tipo de mídia. Para aumentar sua taxa de conversão, ofereça brindes ou incentivos para que a ação seja concluída. Outro ponto importante é manter CTAs únicos — o pedido deve ser simples. Por exemplo: não peça para o cliente conferir o artigo completo sobre o assunto e comprar um produto em uma mesma chamada.

Por que investir nessa ferramenta?

Se você deseja destacar a sua empresa da concorrência, usando uma estratégia de marketing com baixo custo, o Digital Signage se mostra como uma excelente opção. Mesmo sendo muito usada, a sinalização digital ainda é uma tecnologia inovadora, criando alto impacto no público e possibilitando soluções simples e criativas.

Adotar essa ferramenta é garantir uma mídia com um dos melhores ROIs, que pode ser usada para melhorar a performance da sua empresa no mercado. O DOOH também é um grande aliado no plano de comunicação interna da sua empresa. Automatize a exibição dos seus conteúdos, interaja com sua persona e aumente as vendas.

Como você conferiu neste artigo, Digital Signage é a estratégia adequada para alcançar os objetivos da sua campanha. Inovadora e com diversos recursos, essa ferramenta atrai a atenção do cliente, melhora o posicionamento da marca e aumenta a fidelização. Quando usada para a comunicação interna, a sinalização digital ajuda a fortalecer a cultura corporativa, levando informações importantes para seus colaboradores.

Criando uma campanha adequada para o seu público, com mensagens segmentadas, a sinalização digital consegue também otimizar as vendas. Agora que você já conferiu a versatilidade e eficiência dessa ferramenta, baixe nosso Guia completo sobre Digital Signage e impulsione os resultados da sua empresa já!

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