Hashtag: entenda o que é e qual é a sua importância para a comunicação

Provavelmente, você já usou uma hashtag (#) em alguma publicação nas redes sociais. Se não, com certeza já viu alguém usando. Mas para que ela serve?

A principal função de uma hashtag é agrupar determinado conteúdo em torno de uma palavra-chave. Quando acompanhada pelo símbolo da cerquilha (#), essa palavra se transforma em um link que facilita a pesquisa de determinado tema nas redes sociais.

Ao clicar em uma hashtag você é direcionado para um página que mostra todas as publicações em que ela foi usada. Neste post, vamos te contar um pouco mais sobre as hashtags e como usá-las em estratégias de comunicação para sua empresa.

Como usar as hashtags

Basicamente, você escolhe as principais palavras que sintetizam o tema abordado e utiliza o sinal #, conhecido formalmente como cerquilha, antes do termo.

No caso de palavras-chaves compostas — como “comunicação interna” —, não dê espaços entre elas.

Dicas de como usar a hashtag adequadamente

Não crie hashtags muito longas (nem muito curtas)

Se o assunto da sua postagem é “importância das hashtags para a comunicação”, não crie uma hashtag unindo todas essas palavras.

Porém, da mesma forma que você não deve usar #ImportânciaDasHashtagsParaComunicação, não utilize também #Importância #Das #Hashtags #Para #Comunicação.

Ao separar cada palavra, fica mais difícil para o usuário chegar ao seu conteúdo. A hashtag #comunicação, por exemplo, é muito ampla. Já #importância é completamente genérica. Nesse caso, hashtags interessantes para esse exemplo seriam #ImportânciaDasHashtags e #HashtagsNaComunicação.

Quanto à quantidade de hashtags que devem ser utilizadas em cada publicação, não existe uma regra. Deve ser definida conforme a estratégia da sua marca. Caso sua empresa seja atuante em diversos segmentos do mercado, por exemplo, pode ser eficiente usar uma hashtag para cada. Mas se seu objetivo é destacar sua marca nas redes, trabalhar palavras-chaves específicas e ligadas diretamente ao seu produto pode ser a melhor alternativa.

Utilize sinônimos

Ao procurar determinado tema, o usuário da rede social pode procurar por termos diferentes. Por isso, busque sinônimos que mantenham o sentido original da mensagem.

Pesquise antes de escolher a hashtag

Procure sempre fazer uma pesquisa antes de escolher as hashtags que vai usar para se certificar que você obterá o retorno esperado. Mas foque no tema do seu conteúdo: usar uma hashtag só porque ela é muito pesquisada pode não ser eficaz.

Confira a ortografia

Errar uma única letrinha em uma palavra pode fazer com que sua hashtag seja um fracasso. Confira se há erros de português ou de digitação antes de publicar.

Como usar a hashtag na comunicação da empresa

Agora é hora de aprender como aplicar esses ensinamentos na comunicação da sua empresa.

Esteja presente nas redes sociais certas

Estando no ambiente certo, é mais fácil se conectar aos seus possíveis consumidores. Ao manter seu perfil público e usar as hashtags corretas, você tem mais chances de ser encontrado por quem se interessa pelo seu conteúdo.

Crie uma hashtag única para a sua marca

Crie uma hashtag para sua marca, produto ou evento e incentive seus consumidores a compartilhá-la. Você pode até oferecer recompensas em troca. Isso aumenta sua visibilidade.

Receba feedback

Você pode receber depoimentos pelo uso dessa hashtag. Sendo assim, esteja sempre atento ao que as pessoas estão falando sobre sua marca. Corrija os erros e divulgue os comentários positivos para valorizar o nome da sua empresa e sua relação com o cliente.

Uma das formas de fazer isso seria compartilhando essas publicações nas redes sociais da sua empresa. Porém existem vários meios. Por exemplo, se seu empreendimento tem um circuito de TV interna, use-a para essa divulgação. Isso ajuda a elevar o nome da sua marca tanto com seus clientes quanto com seus funcionários.

Agora você está pronto para começar a aproveitar os benefícios do uso das hashtags. Quando usadas corretamente, elas são uma arma poderosíssima de marketing!

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