HashtagTV apresenta os benefícios de inserir a digital signage no plano de comunicação interna – parte 1

Na primeira parte deste guia, você entenderá alguns conceitos básicos relacionados à comunicação interna e como a digital signage entra neste contexto. Acompanhe.

Comunicação interna: Não importa se seu negócio é de pequeno porte ou está no ranking das melhores empresas para se trabalhar, o fato é que você precisa se preocupar com a comunicação com a equipe de colaboradores. O ano está terminando e, com ele, iniciam-se os planejamentos para 2017 – e por que não inserir a digital signage nos projetos da empresa e aumentar o engajamento dos funcionários?

Um estudo feito nos Estados Unidos concluiu que uma comunicação interna eficaz aumenta em 25% a produtividade, o que gera muito dinheiro como retorno.

Há diversas formas de incrementar a comunicação com seus funcionários. O guia a seguir apresenta algumas informações importantes sobre o uso da digital signage como canal de comunicação interna na sua empresa.

O que é um plano de comunicação interna e por que devo me preocupar com isto?

Um plano de comunicação interna é um documento que a empresa adota para organizar estratégias, objetivos e métricas organizacionais.

Há muitas tendências no mundo empresarial, como o trabalho em home office, o tempo ilimitado de descanso e os ambientes para soltar a imaginação e a criatividade. Embora algumas destas tendências ainda sejam contestadas (o Yahoo, por exemplo, baniu o trabalho em home office), elas são reflexo de uma nova relação empregado-empregador. As empresas têm se tornado mais especializadas e terceirizado mais, e colaboradores têm se tornado mais mobile, adaptáveis e produtivos.

A tecnologia, por sua vez, permite uma nova forma de conexão entre as pessoas, através principalmente das redes sociais. Gestores devem se atentar a estes novos canais para que possam cumprir seus objetivos com a comunicação interna neste ambiente em transformação e bastante saturado de informação. A boa notícia é que há recursos de qualidade que podem auxiliar nesta tarefa, como a plataforma de digital signage 100% integrada às redes sociais da HashtagTV.

Alguns canais de comunicação interna

Um dos componentes mais interessantes da comunicação interna são os canais disponíveis, através dos quais as empresas podem se comunicar com os funcionários.

Veja alguns dos canais mais adotados pelas empresas, com o respectivo percentual de adoção pelas organizações (dados dos Estados Unidos).

E-mail (99%): é o preferido das empresas de qualquer porte. Cerca de 98% da comunicação interna entre equipes acontece por e-mail. Entretanto, este canal pode se tornar facilmente saturado pela quantidade de mensagens, resultando em uma baixa taxa de engajamento dos colaboradores.

Reuniões presenciais (96%): continuam vitais para empresas de qualquer porte, como o percentual demonstra.

Intranet (90%): embora possa parecer um recurso desatualizado devido à interface, uma intranet é crucial para compartilhar informações, independentemente de ser um sistema complexo como o SAP ou um compartilhamento de arquivos via Google Drive. Entretanto, seu uso é pouco frequente: 13% dos colaboradores usam a intranet diariamente e praticamente um terço deles nunca usou.

Redes sociais (85%): um estudo de 2014 constatou que 85% das corporações adotam as redes sociais como canal de comunicação interna. As redes mais populares são LinkedIn (que surpresa!), Facebook e Twitter. No contexto da comunicação interna, as redes sociais são usadas para estabelecer conversas em tempo real, autênticas e abertas, que possam envolver funcionários e clientes ao mesmo tempo.

Displays (80%): o conteúdo apresentado em telas ou cartazes no escritório também integra a estratégia de comunicação interna. Neste aspecto, a digital signage tem uma alternativa adotada, com baixo custo, já que reduz as despesas com material impresso.

Chat: muitas empresas adotam o chat para comunicação interna. É um recurso em que você pode criar canais específicos para cada assunto e um ótimo meio para pedir feedback, dar avisos e compartilhar experiências positivas.

Benefícios da digital signage para a execução do plano de comunicação interna

De acordo com estudo recente feito nos Estados Unidos, 50% dos profissionais de comunicação deste país adotam a digital signage como um canal na empresa em que trabalham.

Quando usada de forma estratégica e bem-planejada, a digital signage pode ser incrivelmente poderosa. Há organizações que adotam o sistema para reforçar sua cultura e seus valores, para informar sobre eventos locais, para trazer as últimas notícias rapidamente e até para gerar mais tráfego na intranet.

Portanto, este sistema pode realmente “inverter o jogo” para melhor no que se refere à comunicação interna, especialmente se seus colaboradores não passam o dia sentados à mesa do escritório.

Na segunda parte deste guia, você verá os principais benefícios diretos da digital signage para a comunicação interna da sua empresa.

Fonte

Sobre a HashtagTV

A HashtagTV trouxe para o Brasil um novo conceito de comunicação em Mídia Out Of Home (MOOH) que integra a TV com as redes sociais. É uma ferramenta de marketing interativa e em tempo real que apresenta, em um monitor de TV, comentários em redes sociais sobre a sua marca.
O projeto pode ser customizado, e o processo de implementação é simples: basta conectar o sistema Hashtag Player a uma ou mais telas e aprovar os posts que vão para o monitor através de um gerenciador, que funciona em dispositivo mobile, sem complicação. 

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