Publicidade out of home: saiba o que é e por que utilizar em sua empresa!

O perfil de consumidor do século XXI é representado por pessoas que têm cada vez menos tempo para ficar em casa, o que impacta diretamente a eficiência das mídias tradicionais — tais como televisão, rádio e jornais. Para driblarem essa situação e alcançarem o público acertadamente, as empresas encontraram uma alternativa e estão investindo fortemente na publicidade out of home (OOH).

Também conhecida como publicidade ao ar livre ou mídia exterior, essa forma de marketing vem crescendo, ano após ano, em todo o mundo, pois se mostrou efetiva ao atrair e fidelizar a audiência por meio de seus displays interativos e sinais digitais.

Você se interessou? Continue a leitura para saber exatamente o que é a publicidade OOH e descobrir as vantagens de utilizá-la na estratégia de marketing de seu negócio!

O que é a publicidade out of home

Em suma, trata-se da publicidade capaz de atingir o público-alvo quando ele não está em casa. O foco dessa mídia é, justamente, a pessoa que está em constante movimento pela cidade — durante um passeio no parque, a caminho do trabalho, fazendo compras ou praticando alguma atividade física.

Essas pessoas estão longe dos meios de comunicação tradicionais. Então, as empresas precisam encontrar novas formas para envolvê-las nas campanhas, o que demonstra a relevância da tecnologia OOH para a interação nos dias atuais.

Essa proposta inovadora de marketing visa impactar o consumidor no local certo e no momento apropriado, lembrando e mantendo a marca ou produto na cabeça dele. Para isso, as campanhas precisam ser muito bem estruturadas.

Um case que fez bastante sucesso pela ousadia e criatividade foi a ação do McDonald’s na França. Nela, a empresa colocou duas placas numa estrada: uma sinalizando sua próxima lanchonete, a apenas 5 km, e outra mostrando a distância do próximo Burguer King, a 258 km.

Como se não bastasse, a rede de fast food também descreveu todo o trajeto até a loja da concorrente, tornando a placa gigantesca e com uma rota bem complexa.

Como funciona

A empresa não pode somente escolher um ambiente externo com alto fluxo de passantes e decidir expor seu conteúdo ali. O ideal é realizar um estudo cauteloso sobre o público que a campanha busca atingir e relacionar com o público que, de fato, o ponto recebe.

Além disso, é preciso conhecer os três tipos de pontos para se trabalhar:

  • pontos de espera: como consultórios, elevadores, interior dos meios de transporte e filas;

  • pontos de venda: mercados e shoppings, por exemplo;

  • pontos de trânsito: ruas, parques, centros comerciais e demais locais em que as pessoas caminham ou passam em veículos.

Outro detalhe fundamental a se considerar é o tipo de conteúdo para cada ponto. Por exemplo, uma pessoa que está de passagem por um parque, por um centro comercial ou por uma estrada (pontos de trânsito) não está com muito tempo para ler e pensar sobre a campanha exibida ali. Nesses casos, o indicado é prezar por informações atrativas, porém concisas.

No geral, as campanhas de publicidade out of home devem ter seu propósito bem definido para passar mensagens claras e objetivas. Outras sugestões são: usar fontes grandes e fáceis de ler, optar por imagens de qualidade, estudar a concorrência, respeitar as regras do local e não ter medo de inovar no conceito e no design.

Quais as vantagens e desvantagens?

Sabendo empregar os recursos da publicidade out of home com um planejamento estratégico, é possível desenvolver um projeto eficaz com um bom custo-benefício. Contudo, é imprescindível que o negócio em questão conheça verdadeiramente a capacidade dessa mídia alternativa, em termos de frequência, cobertura e impacto, para determinar precisamente suas ações e objetivos.

Assim, com relação às vantagens da publicidade OOH, podemos destacar:

  • alcance de audiência em massa: é possível atingir muitas pessoas ao mesmo tempo;

  • exibição contínua: se for interessante para sua estratégia de marketing, a campanha pode ser exibida ininterruptamente;

  • versatilidade: tem muitas opções de aplicação e pode ser empregada em diversas situações;

  • pontualidade: mídia com impacto rápido, o que resulta em uma comunicação muito mais pontual;

  • custo de investimento acessível: ao contrário do que se pensa, pode ser executada com uma quantia mais modesta, desde que planejada por profissionais de alta expertise;

  • maleabilidade: com a publicidade OOH, sua empresa tem a oportunidade de expandir cada vez mais sua divulgação, pois o anúncio pode ser estendido para outras localidades.

Com relação às desvantagens, podemos afirmar que elas podem ser facilmente superadas por meio de um plano de mídia eficiente. O que queremos dizer é que o procedimento pode ser desnecessariamente oneroso, demorado e trabalhoso se a empresa não contar com profissionais de confiança.

Além disso, uma estratégia mal pensada pode acarretar falta de seletividade e dificuldade de medir o tamanho do público.

Quais os tipos de publicidade OOH

Existem duas categorias da mídia out of home: a place-based e a tradicional. Além, é claro, da digital OOH.

  • publicidade out of home placed-based: concentra, basicamente, os locais em que a mídia pode ser colocada, como aeroportos, lojas, shoppings, arenas, eventos etc.;

  • publicidade out of home tradicional: engloba os meios utilizados para a aplicação dos formatos da mídia, como pontos de ônibus, orelhões, transporte público, táxis, veículos da Uber, outdoors, amostras etc.

A publicidade digital out of home é uma variação da já conhecida out of home. Nela, porém, são usados monitores e telas de LED para dar vida à propaganda desejada.

Essa última opção é bastante interativa e com um poder de atração maior. Ainda, trata-se de uma ferramenta que traz outra importante vantagem: a publicidade digital OOH é perfeita para fazer medições, sejam elas de audiência, de tipos de público, de hábitos, entre outras. Isso significa números mais precisos sobre a audiência e as exibições, que resultarão em campanhas mais efetivas.

Gostou dessas informações? Lembre-se de que a publicidade out of home é o futuro do marketing, graças a suas incontáveis possibilidades criativas. Você não quer ficar para trás, não é mesmo?

Quer saber mais a respeito? Descubra quais são as dúvidas mais frequentes sobre mídia out of home!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"