Redução de custos: como fazer sem prejudicar seu negócio

A instabilidade econômica vivida pelo país, as grandes incertezas geradas pelo atual momento e o constante aumento da competitividade do mercado têm feito com que as empresas lutem todos os dias para vencer a concorrência e manterem-se lucrativas no mercado.

Esse cenário tem imposto diversos desafios aos empreendedores, que estão constantemente na busca pela otimização dos resultados, a redução de custos do negócio e, principalmente, o aumento do lucro. Na maioria das vezes, a busca por formas de diminuir os custos da empresa é a primeira atitude tomada pelos empresários.

A redução de custos, diferentemente do que muitos acham, não está ligada apenas a demissões em massa ou a perda de qualidade de produtos ou serviços. Existem inúmeras formas de gerenciar uma empresa com foco na diminuição dos gastos sem que o negócio seja prejudicado. Quer aprender como? Então confira a seguir!

Diminua o consumo de energia

Uma maneira extremamente simples de diminuir os custos de uma empresa é economizando energia elétrica.

A mudança de certos hábitos como não deixar a luz dos banheiros ligada o tempo inteiro, apagar as luzes das salas quando não estiverem sendo usadas, reduzir o uso de ar-condicionado, utilizar computadores e máquinas com maior eficiência energética, entre outros, pode proporcionar para a empresa uma redução expressiva na conta de luz.

O uso racional de energia elétrica não interfere na qualidade da empresa e não prejudica em nada o negócio, muito pelo contrário, ajuda a manter elevada a lucratividade.

Trabalhe com estoque reduzido

Todo empresário sabe que manter o estoque elevado é o mesmo que deixar “dinheiro parado”. Além de reduzir o capital disponível para investimentos e melhorias, é necessários gastos com estoquistas, prateleiras, embalagens especiais, entre outros. Por isso, é muito importante que as empresas que buscam reduzir os custos trabalhem sempre com estoque reduzido.

Utilize os materiais de escritório de forma consciente

Materiais de escritório como folhas, canetas, cartuchos de impressora, copos descartáveis e diversos outros, correspondem a um custo altíssimo para a empresa. O uso consciente desses itens permite que a empresa consiga obter ótimas reduções de gastos mensais.

Por isso, siga algumas dicas como: reutilize folhas como papéis de rascunho, evite o uso de copos descartáveis, forneça canecas e copos personalizados para os funcionários para evitar a compra de descartáveis, coloque cotas para impressões, entre outros.

Faça palestras de conscientização para os funcionários

Para reduzir os custos de uma empresa é fundamental que todos os funcionários estejam focados e tenham as mesmas metas. Por isso, os empreendedores devem fazer palestras para todo o time apresentando novas formas de economizar luz, água e materiais de escritório.

Com todo o time trabalhando focado no mesmo objetivo de diminuir os gastos da empresa, os resultados serão muito melhores, bem como os lucros.

Defina metas de redução

Para conseguir diminuir os gastos de uma empresa é muito importante que os empresários definam objetivos. Assim, fica mais fácil direcionar as ações e esforços da empresa para que as metas sejam batidas. Isso além de garantir a redução de custos mais eficaz, ajuda no aperfeiçoamento natural da empresa.

Aprendeu como reduzir os custos da empresa sem que ela seja prejudicada? Conhece outras formas que deixamos de citar? Então não deixe de comentar e compartilhar!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"