Veja como a gestão de processos pode ajudar a otimizar processos na sua empresa

A boa imagem de uma empresa perante os clientes está diretamente relacionada à qualidade dos produtos e serviços por ela ofertados. A qualidade, por sua vez, é resultado da eficácia e eficiência dos processos que fazem parte da rotina do negócio. Sendo assim, fazer a gestão de processos na empresa é fundamental para garantir a satisfação dos clientes.

Continue a leitura deste post, conheça mais sobre a gestão de processos e confira algumas dicas de como implantá-la na sua empresa!

Gestão de processos: o que é e quais são seus benefícios

Para compreender o todo, é sempre interessante começar pelas suas partes. Então, para entender a gestão de processos, é preciso saber que processo é um conjunto de atividades executadas em uma sequência predeterminada, gerando um resultado esperado.

Já a gestão diz respeito a assegurar que os resultados desejados sejam alcançados, evitando desvios ou, caso eles ocorram, corrigindo o plano traçado em um primeiro momento. Dito isso, cabem aqui algumas reflexões sobre sua empresa: 

  • As sequências de atividades são sempre executadas da forma como deveriam?
  • Elas estão entregando os resultados esperados considerando, por exemplo, prazo, custo e qualidade?
  • Mesmo estando em conformidade atualmente, esse é o nível máximo de performance que sua empresa pode obter?

É na capacidade de responder a essas perguntas que reside a importância da gestão de processos. Essa prática envolve o ciclo de identificar, avaliar e melhorar os processos existentes na organização. 

Sendo assim, gerenciar seus processos é essencial para você descobrir os gargalos da empresa e definir planos de ação para corrigi-los. Entre os benefícios da gestão de processos, destacam-se:

  • redução de desperdícios;
  • melhoria da eficiência;
  • melhoria da qualidade dos produtos e serviços;
  • melhoria da satisfação dos clientes.

Agora, confira algumas dicas sobre como implementar a gestão de processos na sua empresa.

Mapeamento e detalhe dos processos atuais

Identificar como os processos são executados hoje é o passo inicial para poder se pensar em melhorias a serem feitas. Faça essa identificação por meio do mapeamento de processos.

Esse método consiste em desenhar os fluxos de atividades da empresa e detalhar como cada uma delas é realizada. Sendo assim, entreviste os colaboradores para, de fato, captar a realidade de como as coisas são feitas dentro da organização.

Treinamento da equipe para executar os padrões

A qualidade deve ser um compromisso de todos na empresa. Para isso, é imprescindível que os colaboradores estejam aptos a executar os padrões definidos no mapeamento dos processos, de modo a garantir a qualidade uniforme dos produtos e serviços.

Portanto, assegure essa uniformidade planejando uma rotina de treinamentos para os colaboradores, o que também contribuirá para a criação de uma cultura de melhoria contínua na empresa.

Monitoramento dos resultados dos processos

Agora, é necessário acompanhar se os padrões definidos e o treinamento dos colaboradores estão gerando os resultados desejados. Estabeleça indicadores para acompanhar o desempenho dos processos.

Eles te darão uma medida objetiva do nível atual de performance, o que facilitará na definição das medidas corretivas para otimizar os processos.

Adoção da gestão à vista

A gestão à vista pode ser uma grande aliada na melhoria da comunicação e engajamento dos colaboradores. Seu objetivo é disponibilizar de forma simples e clara informações relevantes sobre o desempenho da empresa.

Você pode potencializar essa ação ao utilizar uma televisão interna na qual sejam mostrados, por exemplo, os indicadores de processos definidos anteriormente.

O modo como sua empresa é vista fora dela é um reflexo de como as coisas são feitas internamente. Portanto, busque sempre aperfeiçoar o modo de execução das atividades ao gerenciar seus processos.

Achou úteis essas dicas sobre gestão de processos? Aproveite para otimizar a forma como você acompanha o conteúdo do blog nos seguindo no Facebook e no Instagram!